Santa Catarina - A Chapecoense, atual bicampeã, abrirá a edição 2018 do Campeonato Catarinense, nesta quarta-feira, às 20h30, contra o Concórdia, que disputará pela segunda vez a elite. O duelo no Estádio Domingos Machado de Lima, em Concórdia, colocará frente a frente um clube que poderá entrar para uma seleta lista de campeões, enquanto o desafiante tentará voltar a vencer após sete tropeços seguidos. A tabela, o regulamento e o simulador de jogos já estão no Sr. Goool.
Fundado em 2005, o Concórdia esteve na 1ª divisão do Estadual de Santa Catarina apenas em 2011. As lembranças, contudo, não são muito boas. O Galo do Oeste foi rebaixado na última colocação com apenas uma vitória, três empates e cinco derrotas. Sem falar que em seus últimos sete duelos, o Concórdia acumulou quatro derrotas e três empates. O único triunfo naquela oportunidade completará sete anos. O clube do interior bateu o Imbituba, por 3 a 1, em casa, em 19 de janeiro.Se o Concórdia tem um objetivo simples de voltar a vencer, a Chapecoense quer o inédito tricampeonato. O clube de Chapecó ostenta seis títulos estaduais, sendo quatro no século XXI. A Chape poderá igualar Figueirense, Avaí, Joinville, Criciúma e Metropol que já foram tricampeões. A última vez que o Catarinense teve um clube com três títulos seguidos foi no início do século com o Figueira (2002, 2003 e 2004).
Regulamento:
Os dez clubes se enfrentarão em turno e returno no sistema de pontos corridos. O clube que conquistar a maior pontuação será declarado campeão. Enquanto isso, os dois piores colocados serão rebaixados.
O campeão, o vice e o 3º colocado garantirão vagas na Copa do Brasil 2019. Os três melhores colocados do Estadual, desconsiderando aqueles garantidos nas Séries A, B e C, terão vagas na Série D do Brasileirão 2019.