Portal Eventos
Gaúcho 1ª Divisão
Em 15 de janeiro de 2018 às 10:15

Novo Hamburgo tentará o "impossível" no Gaúcho 2018 que começará já nesta quarta-feira

Só um clube do interior venceu duas vezes o Estadual, mas jamais houve um bicampeão que não fosse Grêmio ou Inter

da Redação -

Rio Grande do Sul - O Campeonato Gaúcho 2018 começará nesta quarta-feira com todos de olho no Novo Hamburgo. Afinal, o Noia fez história no ano passado ao faturar seu primeiro título e, agora, tentará outro feito inédito no Rio Grande do Sul. Sem falar que Internacional e Grêmio deverão começar o ano mais preocupados com outros torneios. O Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador.

Na quase centenário história do Gauchão, jamais um clube do interior garantiu o bicampeonato. Tal façanha só é vista nas histórias da dupla Gre-Nal. Sem falar que, tirando Grêmio e Inter, apenas o Guarany acumula mais de um título no Estadual. O clube de Bagé tem os títulos de 1920 e 1938. Nem mesmo outros tradicionais clubes como Juventude, Pelotas, Caxias e Brasil conseguiram duas voltas olímpicas no Gauchão.

A caminhada do Novo Hamburgo, invicto há nove partidas no Estadual (três vitórias e seis empates), começará contra o Caxias, no Estádio Centenário, às 20h30. O desafio do Noia aumenta pelo fato do Campeonato Gaúcho contar com representantes de três das quatro divisões do Brasileirão. A rodada inicial, aliás, colocará frente a frente um duelo de Série B entre Brasil e Juventude, em Pelotas.

 Novo Hamburgo terá que mostrar que é mesmo pé quente para buscar o inédito bicampeonato gaúcho!Giovani Júnior / Novo HamburgoNovo Hamburgo terá que mostrar que é mesmo pé quente para buscar o inédito bicampeonato gaúcho!
Enquanto isso, o Grêmio, segundo maior campeão do estado, mas na seca desde 2010, medirá forças contra o São Luiz fora de casa. A rodada será encerrada na quinta-feira com o Internacional. Animado com a volta à elite nacional, o Colorado começará o ano no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, contra o Veranópolis.

Regulamento:
Os 12 clubes se enfrentarão em jogos apenas de ida. Os oito melhores colocados se classificarão para as quartas de final, enquanto os dois piores serão rebaixados para a 2ª divisão. O mata-mata será todo disputado em jogos de ida e volta.

Na semifinal, o classificado do confronto entre o 1º e o 8º colocado das quartas de final enfrentará o vencedor do duelo entre o 4º e o 5º colocado. Já o classificado do embate entre o 2º e o 7º colocado desafiará o vencedor do jogo entre o 3º e o 6º colocado.

Os três melhores colocados terão vagas garantidas na Copa do Brasil 2019. O melhor colocado, entre aqueles que não participarão das Séries A, B ou C, terá vaga na Série D do Brasileirão 2019.