Minas Gerais - O Cruzeiro é o segundo maior campeão do Campeonato Mineiro, mas está na seca desde 2014. Por isso mesmo, a Raposa acredita até mesmo nos mínimos detalhes para encerrar o jejum. Um desses itens é estrear com vitória no Estadual de Minas Gerais. Apenas uma vez em suas sete conquistas no século XXI, o Trem Azul não triunfou no jogo inicial. O Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos.
A estreia do Cruzeiro será nesta quarta-feira, às 21h45, contra o Tupi no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte. Em 2014, por exemplo, a Raposa bateu a URT, por 1 a 0, ao lado do torcedor e seguiu para seu título estadual. Três anos antes, também em casa, o Cruzeiro meteu logo 3 a 0 na Caldense. O título de 2009, por sua vez, começou com triunfo, por 2 a 1, sobre o Uberlândia na casa do rival.Na rodada inaugural da edição 2008, a Raposa mordeu o Uberaba em casa (4 a 0). O Democrata, de Governador Valadares, foi a primeira vítima do Trem Azul na campanha do título de 2006. Já o histórico ano de 2003 começou com vitória sobre o Nacional, por 2 a 1, fora de casa. O único tropeço, enquanto isso, aconteceu em 2004, quando o Cruzeiro, mesmo em BH, foi surpreendido pelo Valeriodoce (1 a 0).
Mas essa não deve ser a única preocupação do Cruzeiro. Afinal, o Atlético Mineiro promete muita briga pelo bicampeonato. O Galo encerrará a 1ª rodada na quinta-feira contra o Boa Esporte, em Varginha, às 19h30. Outro que sonha com o título é o América Mineiro, adversário da Patrocinense na quarta, às 19h30, no Estádio Independência. Se o Atlético foi campeão em 2015 e 2017, o América deu a volta olímpica em 2016.
Os duelos das quartas de final serão em partida única (1º x 8º, 2º x 7º e assim por diante). Na semifinal e final, os clubes jogarão no sistema de mata-mata em jogos de ida e volta. Os dois melhores classificados poderão escolher se desejam jogar a primeira ou a segunda partida em casa nas semifinais. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, os donos da melhor campanha avançarão para a final.
Na final, o dono da melhor campanha também poderá escolher se deseja atuar o primeiro ou o segundo jogo em casa. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, o responsável pela melhor campanha será declarado campeão.