São Paulo - Com a vitória, por 2 a 1, em pleno Estádio do Morumbi, pela Libertadores, o Atlético Mineiro igualou justamente a façanha do São Paulo. Agora, apenas mineiros e paulistas triunfaram sobre rivais brasileiros, fora de casa, na primeira partida das oitavas-de-final.
Ronaldinho Gaúcho, de cabeça, e Diego Tardelli - formado nas categorias de base do São Paulo - viraram o jogo para o Galo. Jadson abriu o marcador para o Tricolor que ainda teve o zagueiro Lúcio expulso na primeira etapa. O Atlético se classificará com empate ou até derrota, por 1 a 0. Ao São Paulo resta vitória por dois ou mais gols de diferença. Se vencer por um tento de diferença, terá que marcar três em Minas Gerais.
De 2005 para cá, aconteceram seis duelos brasileiros nas oitavas-de-final. Até esta quinta-feira, só o São Paulo havia vencido o primeiro jogo fora de casa - aconteceram ainda dois empates e três vitórias dos mandantes. Em 2005, o Sampa bateu o Palmeiras, por 1 a 0, e se classificou ao meter 2 a 0 no embate de volta.A situação fica ainda melhor para o Atlético Mineiro. Sem contar o confronto entre Galo e São Paulo, foram seis duelos de brasucas nas oitavas-de-final com quatro classificações dos clubes que fizeram o segundo jogo diante de sua torcida e duas daqueles que decidiram como visitante.
A partida de volta, no Estádio Independência, em Belo Horizonte, será na próxima quarta-feira, às 22 horas. O vencedor irá encarar o classificado do duelo entre Tijuana e Palmeiras. Na primeira partida, mexicanos e brasileiros empataram sem gols.
Confira os duelos de brasileiros nas oitavas-de-final da Libertadores:
*Clubes classificados
2005
Palmeiras 0 x 1 São Paulo*
São Paulo 2 x 0 Palmeiras
2006
Palmeiras 1 x 1 São Paulo*
São Paulo 2 x 1 Palmeiras
2007
São Paulo 1 x 0 Grêmio*
Grêmio 2 x 0 São Paulo
2009
Palmeiras* 1 x 0 Sport
Sport 1 x 0 Palmeiras
2010
Flamengo* 1 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Flamengo
2012
Internacional 0 x 0 Fluminense*
Fluminense 2 x 1 Internacional
2013
São Paulo 1 x 2 Atlético Mineiro
Atlético Mineiro x São Paulo