São Paulo - O Campeonato Paulista da Série A1, apelidado de Estadual mais competitivo do país, será aberto nesta quarta-feira com um objetivo em comum entre Corinthians, Palmeiras e São Paulo. O Trio de Ferro quer encerrar longos tabus. O atual campeão Timão, por exemplo, faz tempo que não emenda dois títulos seguidos no torneio. Já Verdão e, principalmente, Tricolor esqueceram como se dá a volta olímpica no estado. O Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador.
O Corinthians é o maior vencedor do Estadual Paulista com 28 títulos. Sem falar que o Alvinegro do Parque São Jorge já faturou cinco troféus no século XXI, sendo o de 2009 de forma invicta. Mas desde a Democracia Corintiana, o Timão não sabe o que é ser bicampeão. Sócrates, Casagrande e cia. foram os últimos bicampeões no Corinthians durante a dobradinha de 1982 e 1983. Desde então, nada de bicampeonato.Interessante notar que Palmeiras e São Paulo foram bicampeões neste intervalo alvinegro. Mas a dupla da capital amarga seca de título. O Verdão até foi campeão brasileiro em 2016, mas não comemora no estado desde 2008, quando superou a Ponte Preta. Pior faz o São Paulo. O clube do Morumbi amarga jejum desde 2005. O Tricolor, aliás, tem a maior seca entre os 20 clubes do Brasileirão.
Sem falar que o São Paulo viu o Santos fazer a ultrapassagem no ranking de títulos. O Peixe chegou a 22 conquistas, uma a mais do que o São Paulo. O Santos, aliás, é o maior vencedor do século XXI com sete voltas olímpicas. O Alvinegro Praiano estreará em Lins contra o Linense na quarta-feira, às 19h30. No mesmo dia e horário, o Tricolor paulista enfrentará o São Bento em Sorocaba. Já o Corinthians reeditará a final do ano passado contra a Ponte Preta no Pacaembu, às 21h45. Por fim, o Palmeiras jogará na quinta-feira, às 19h30, no Allianz Parque, ante o Santo André.
Nas quartas de final, o líder do Grupo A enfrentará o vice-líder do Grupo A e assim por diante. Serão jogos de ida e volta. Na semifinal, o dono da melhor campanha no geral pegará o responsável pela 4ª campanha e o 2º enfrentará o 3º. No mata-mata, em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.
Os três melhores colocados terão vagas na Série D 2018, excluindo-se aqueles com vagas nas Séries A, B e C. Os dois melhores colocados e o campeão do interior terão vagas na Copa do Brasil 2018.