Maranhão - O Imperatriz abrirá a edição 2018 do Campeonato Maranhense, neste sábado, com um curto jejum. O Cavalo de Aço perdeu seus dois últimos jogos para o Moto Club, adversário que estará no Estádio Frei Epifânio, às 20h30 (horário de Brasília). Sem falar que na última vez que o Imperatriz bateu o Papão, acabou no lugar mais alto do pódio. O Sr. Goool traz a tabela completa, a classificação atualizada e o simulador.
Em abril do ano passado, o Imperatriz foi derrotado pelo Moto Club, por 2 a 1, em casa. Em março de 2016, o tropeço aconteceu em São Luís, por 3 a 1. No mesmo Castelão, porém, o Imperatriz obteve sua última vitória sobre o rival da capital ao fazer 3 a 2 em fevereiro de 2015. Naquele ano, o Cavalo de Aço daria a volta olímpica no Estadual do Maranhão.A 1ª rodada ainda terá jogos no domingo e só será encerrada na terça-feira, quando o atual campeão Sampaio Corrêa receberá o Bacabal no Castelão, às 21h15. Maior campeão do estado, o Sampaio Corrêa acumula 33 títulos e busca voltar a dar ao Maranhense um vencedor com títulos seguidos. O Bolívia foi o último a emendar conquistas com o tri de 2010 a 2012.
Sem falar que o Sampaio Corrêa iniciará a temporada animado com o acesso na Série C do Brasileirão e pelos dez jogos seguidos sem derrota no Estadual Maranhense (cinco vitórias e cinco empates), sendo três triunfos consecutivos. Do outro lado, o Bacabal voltará à elite após ter sido rebaixado em 2014. Naquele ano, aliás, o Leão caiu sem vencer uma vez sequer.
Com direito a W.O. na última rodada, o Bacabal amargou oito derrotas e um empate. O jejum ainda tem uma derrota na rodada final do Maranhense 2013. Ou seja, o clube do interior não vence no Estadual desde 16 de maio de 2013, quando superou o Maranhão, por 2 a 0, no Estádio Correão, em Bacabal.
A semifinal terá duelos de ida e volta. Os dois melhores colocados da Classificatória terão as vantagens de decidir em casa e também no caso de empate de pontos e saldo de gols. Não haverá vantagem para maior número de gols marcados fora de casa. Na final, os mesmos critérios serão utilizados, sendo que o finalista com a melhor campanha no geral terá as vantagens.
O campeão terá vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão 2019. O vice-campeão terá vaga na Copa do Brasil.