Santa Catarina - Inusitado! Todos os jogos da primeira e segunda rodada do
Campeonato Catarinense 2013 não terão a presença dos
torcedores. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) aceitou um pedido do
Ministério Público de
Santa Catarina e vetou a presença das torcidas. As duas instituições cobram dos clubes quatro
laudos (de segurança, de vistoria de engenharia, de prevenção e combate contra incêndios e de condições sanitárias e higiene).
Por meio do site oficial da FCF, a entidade catarinense explicou que "
o Presidente da Federação Catarinense de Futebol, Dr. Delfim Pádua Peixoto Filho, expediu a Resolução de Diretoria nº01/2013, que proíbe a entrada de público nos jogos válidos pela 1ª e 2ª rodadas do Campeonato Catarinense Chevrolet da Divisão Principal 2013. A resolução está embasada no Termo de Cooperação Técnica no. 54/2010, firmado entre a Entidade e a Associação de Clubes de Futebol Profissional com o Mistério Público do Estado de Santa Catarina, a Polícia Militar , o Corpo de Bombeiros Militar, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA/SC) e a Vigilância Sanitária Estadual, que estabeleceu prazos para entrega dos laudos técnicos citados no regulamento da competição". (
Veja o documento completo no final da matéria)
Os clubes deveriam ter apresentado estes laudos com 35 dias de antecedência, o que não foi feito. Agora, os dirigentes tentam chegar a um acordo para não acumular déficit logo nas duas primeiras rodadas do Estadual 2013. Na última quinta-feira, a Federação Paulista de Futebol (FPF) tomou a mesma atitude e vetou os estádios de Ponte Preta, Bragantino e Guarani no Paulistão, além do Sertãozinho na Série A3.
Fórmula de disputa!
Este embate já tem data marcada para começar. A abertura da edição 2013 está agendada para o próximo sábado. Atlético Hermann Aichinger, Avaí, Camboriú, Chapecoense, Criciúma, Figueirense, Guarani, Joinville, Juventus e Metropolitano estão na briga pelo título. Os times se confrontarão em dois turnos, com os campeões avançando à semifinal.
Completam a terceira fase os dois clubes com melhor índice técnico (soma dos pontos) que não tenham conquistado a vaga através de turno. Embora, na teoria, um time que faturasse os dois turnos devesse comemorar a conquista do título, isso não acontecerá em Santa Catarina. Se um time conquistar os dois turnos, serão três classificados através do índice técnico.
O problema deste regulamento viu-se na última edição, quando o Figueirense abocanhou os dois turnos, mas não levou o título. Inclusive, o time do Estreito perdeu a taça principal do Campeonato Catarinense para o seu maior rival, Avaí, em pelo Estádio Orlando Scarpelli.
Confira os jogos da 1ª rodada do Campeonato Catarinense 2013:
Sábado
17h
Avaí x Hermann Aichinger
19h30
Criciúma x Camboriú
Domingo
17h
Joinville x Chapecoense
Juventus x Metropolitano
Guarani x Figueirense