Portal Eventos
Amazonense Série A
Em 19 de janeiro de 2018 às 10:34

Amazonense 2018 será aberto com reedição de final e invencibilidade do atual campeão Manaus

Último tropeço do Manaus no Estadual foi justamente para o vice-campeão Nacional

da Redação -

Amazonas - O Campeonato Amazonense será mais um Estadual a colocar a bola para rolar neste final de semana, mais precisamente no sábado. A edição 2018 será aberta com a reedição da final do ano passado entre Nacional e Manaus. O atual campeão, por sinal, defenderá invencibilidade de dez partidas. Mas o Naça pode se animar pelo fato de ter sido o último algoz do Manaus. O Sr. Goool traz a tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos.

Nacional e Manaus ficarão frente a frente neste sábado, às 17 horas (horário de Brasília), no Estádio Carlos Zamith, em Manaus. O Gavião do Norte não só iniciará sua defesa de título, como tentará aumentar a série positiva que começou em 22 de abril do ano passado. De lá para cá foram seis vitórias e só quatro empates. Na final, aliás, o Manaus venceu a primeira sobre o Nacional, por 1 a 0, e deu a volta olímpica com empate, por 1 a 1.

Mas o Naça foi o último clube a vencer o Gavião. Em 19 de abril, o Nacional enfiou 4 a 2 no Manaus pela 8ª rodada da Primeira Fase. A rodada inaugural da atual temporada ainda terá o reencontro entre Manicoré e São Raimundo. A dupla obteve o acesso na Série B. O caso do Tufão, por sinal, é interessante. O São Raimundo foi rebaixado, sem nenhuma vitória, em 2017 e, na mesma temporada, obteve o acesso com direito a título na Série B.

Penarol e Rio Negro, enquanto isso, jogarão no domingo, em Itacoatiara. A 1ª rodada só será encerrada em 31 de janeiro. Por conta de compromissos na Copa Verde, o Princesa do Solimões teve seu duelo com o Fast Clube no Estádio Gilbertão, em Manacapuru, adiado pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).

 Manaus e Nacional fecharam a edição 2017 e abrirão o Campeonato Amazonense em 2018!Antônio Assis / FAFManaus e Nacional fecharam a edição 2017 e abrirão o Campeonato Amazonense em 2018!
Regulamento:
Os oito clubes serão divididos em dois grupos com quatro times cada. No 1º turno, os clubes do Grupo A enfrentarão os rivais do Grupo B em turno único. Os três melhores colocados de cada grupo avançarão de fase. Na chamada quartas de final, o vice-líder e o 3º colocado dos dois grupos se enfrentarão em partida única (2º do A x 3º do B e 2º do B x 3º do A). Na semifinal, os classificados das quartas pegarão os líderes em turno único. A final também será definida em uma partida. Nenhum dos clubes terá vantagem. Em caso de empate, as definições serão nos pênaltis.

No 2º turno, os clubes enfrentarão os rivais do mesmo grupo em turno único. Os três melhores colocados de cada grupo avançarão de fase. Na chamada quartas de final, o vice-líder e o 3º colocado dos dois grupos se enfrentarão em partida única (2º do A x 3º do B e 2º do B x 3º do A). Na semifinal, os classificados das quartas pegarão os líderes em turno único. A final também será definida em uma partida. Nenhum dos clubes terá vantagem. Em caso de empate, as definições serão nos pênaltis.

Os campeões do turno e do returno farão a final do Estadual em partida única. Em caso de empate haverá prorrogação e, persistindo a igualdade, haverá pênaltis. Se um mesmo clube vencer os dois turnos será declarado campeão amazonense. O campeão terá vagas na Copa do Brasil, Série D do Brasileirão e Copa Verde 2019. Já os dois piores colocados na somatória dos dois turnos serão rebaixados à Série B.