Rio Grande do Sul - Nem Internacional e muito menos Grêmio. Caxias e Brasil, por enquanto, são os donos da Campeonato Gaúcho. Apenas a dupla do interior venceu todos os três jogos na edição 2018. Enquanto o líder de Caxias do Sul superou até mesmo a largada do seu título em 2000, o vice-líder de Pelotas obteve seu melhor início desde o acesso em 2013, segundo levantamento do Sr. Goool.
O início do Caxias precisa ser aplaudido, não só pelas vitórias, mas pelos adversários batidos. Para começar, o time grená meteu 3 a 0 no atual campeão Novo Hamburgo no Estádio Centenário. Não satisfeito, o Caxias superou o Grêmio, em Porto Alegre, por 5 a 3. Já na quarta-feira, novamente diante da torcida, o clube do interior despachou o Internacional, por 2 a 1.Em 2000, ano do único título no Gauchão, o Caxias empatou os três primeiros jogos contra Veranópolis (2 a 2), São José (1 a 1) e Esportivo (0 a 0). A primeira vitória viria apenas no quarto duelo contra o Rio Grande (1 a 0). Mas apesar do início nada animador, o Caxias - após três fases e a final - deu a volta olímpica. O objetivo é repetir o feito na atual temporada. E para isso, o Caxias tentará se manter com 100%. O próximo desafio será ante o São Paulo no sábado, às 20h30, no Estádio Aldo Dapuzzo, em Rio Grande, pela 4ª rodada.
Na atual temporada, o Caxias leva vantagem no saldo de gols. Enquanto o líder ostenta dez gols a favor (melhor ataque) e quatro tomados - saldo de seis -, o vice-líder Brasil tem cinco tentos pró e apenas um contra (melhor defesa) - saldo de quatro. Se os rivais tiverem fôlego, o encontro acontecerá apenas na 9ª rodada da Primeira Fase. Até lá, muita coisa pode acontecer.