Rio Grande do Sul - "Situação melancólica, é vergonhoso. Um time tricampeão da América não pode perder três jogos seguidos, independentemente do time". Foi assim que o jovem lateral-direito Madson analisou a derrota do Grêmio, por 2 a 0, para o São José, no último domingo, no Estádio Passo D'Areia, em Porto Alegre, pela 4ª rodada do Campeonato Gaúcho. O Tricolor tem jogado com um time formado basicamente por garotos. Nem mesmo o técnico Renato Gaúcho vai aos jogos. O Imortal ainda não venceu no Estadual e repetiu a desastrosa largada da temporada 2003, segundo levantamento do Sr. Goool.
A derrota para o Zequinha foi a terceira seguida do Grêmio que já havia apanhado do Avenida, por 3 a 2, fora de casa, e do Caxias, por 5 a 3, ao lado da torcida. Apenas na estreia, o Tricolor conseguiu pontuar ao empatar, por 1 a 1, com o São Luis, em Ijuí. Na vice-lanterna com apenas um ponto, o Grêmio tem o menor número de vitórias, o maior número de derrotas e a pior defesa."Hoje (domingo) foi o nosso pior jogo dos quatro que fizemos. Não conseguimos nos adaptar às condições do gramado. Foi um jogo de baixa qualidade técnica. Para mim é claro que fica ruim. Sou responsável por todo esse processo, mas quando o Grêmio começou a planejar 2018, em dezembro, tínhamos a ideia de usar esses garotos e sabíamos do risco de pôr um time tão jovem para jogar um campeonato tão pesado como o gaúcho. Mas a ideia era revelar jogadores, e esse objetivo nós atingimos", disse o técnico César Bueno em entrevista coletiva.
A boa notícia para os torcedores é que, na próxima rodada, o time principal será escalado. O Grêmio tentará desencantar no sábado, às 21h30, contra o Cruzeiro na Arena, em Porto Alegre. O rival está na zona de classificação com apenas três pontos a mais do que o Imortal. Na Primeira Fase do Gauchão, os oito melhores colocados avançarão às quartas de final, enquanto os dois piores serão rebaixados.