Portal Eventos
Mato-grossense 1ª Divisão
Em 04 de maio de 2013 às 08:08

Finalistas no Mato-grossense, Cuiabá quer derrubar tabu e Mixto deseja encerrar jejum

Final será disputada, neste domingo, às 16 horas, no Estádio Dutrinha, em Cuiabá

Rodolfo Brito São Paulo-SP

Mato Grosso - Cuiabá e Mixto tem objetivos próprios além de brigarem pelo título do Campeonato Mato-grossense, neste domingo, às 16 horas (horário de Brasília), no Estádio Dutrinha. O Cuiabá nunca foi campeão em cima de um rival da capital, enquanto o Mixto não dá a volta olímpica desde 2008.

Campeão em três oportunidades de quatro finais que participou, o Cuiabá venceu o Barra do Garças, da cidade homônima, em 2003, passou pelo União, de Rondonópolis, em 2004, e deixou para trás o Luverdense, de Lucas do Rio Verde, em 2011. Agora, a ideia é conquistar o primeiro título contra um rival da capital.

O Mixto, por sua vez, é o maior vencedor do Estado do Mato Grosso, mas está na seca. O clube já faturou 24 títulos em 40 decisões. O aproveitamento do Mixto em finais é de 60%, contra 75% do Cuiabá. Em 2008, quando conquistou seu último título, o Mixto passou pelo União.

No primeiro embate da decisão, o Mixto venceu, por 1 a 0. Um empate dará o 25º título ao Alvinegro. O Cuiabá precisará de um triunfo por dois ou mais gols de diferença. Vitória por diferença de um tento levará a decisão para os pênaltis. No ano passado, o Cuiabá perdeu, nas penalidades máximas, para o Luverdense ao errar três cobranças.

Esquenta!
Mas o desempenho como mandante anima o Dourado. O Cuiabá venceu cinco vezes, empatou três e perdeu só uma. Já o Mixto fora de casa não é lá essas coisas. O clube tem três triunfos, cinco empates e uma derrota. Na Primeira Fase, Mixto e Cuiabá se enfrentaram em duas oportunidades. O Mixto venceu, em casa, por 2 a 1, enquanto o outro duelo acabou sem gols.

Os rivais de Cuiabá encerraram um jejum de 24 anos sem que a capital tivesse dois clubes na decisão do Estadual. A última vez que a capital colocou dois clubes na final foi em 1989, quando o próprio Mixto sagrou-se campeão. Naquela oportunidade, o clube derrotou o Dom Bosco. De lá para cá, a final mato-grossense sempre teve, ao menos, um clube do interior. A decisão de 2013 também colocou fim em outro jejum. Desde 1994, quando Operário e Dom Bosco fizeram a final, o Estadual não tinha uma decisão entre equipes da Baixada Cuiabana.

Campeões!
O maior vencedor do Estado do Mato Grosso é o Mixto com 24 títulos. O Operário soma 14 no segundo lugar. O Dom Bosco aparece com seis, contra cinco do Atlético e quatro do Operário. Cuiabá e Sinop têm três cada. Já o Luverdense - atual campeão - soma duas conquistas, assim como Juventude e Sorriso. Com uma há União, Cacerense, Vila Aurora, Comercial e Americano.