São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A começará mais cedo em 2018 por conta da Copa do Mundo. A 1ª rodada será iniciada no fim de semana de 15 de abril, quase um mês antes em relação aos últimos anos. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela básica - sem datas, horários e locais - na última segunda-feira. Todos os jogos, assim como o simulador já estão disponíveis no Sr. Goool aos torcedores internautas.
O atual campeão Corinthians iniciará a defesa do título ao lado do bando de loucos contra o Fluminense. A rodada inaugural ainda terá outro duelo interessante. O Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil, pegará o Grêmio, vencedor da Libertadores, no Mineirão. De volta à Série A, o Internacional terá o apoio da sua torcida contra o Bahia. O mesmo acontecerá com o campeão da Série B. O América Mineiro desafiará o Sport. Já o Paraná jogará fora de casa ante o São Paulo. O Ceará, outro clube que subiu, será visitante diante do Santos.Os primeiros clássicos, enquanto isso, estão marcados para a 5ª rodada. A CBF, aliás, preparou rodadas seguidas de grandes jogos. Botafogo x Fluminense, Corinthians x Palmeiras e Grêmio e Internacional farão os primeiros clássicos do Brasileirão 2018. No embalo, a 6ª rodada terá Atlético Mineiro x Cruzeiro, Flamengo x Vasco e São Paulo x Santos. E ainda tem o rescaldo paranaense na 7ª rodada com Paraná e Atlético.
As sete primeiras rodadas do Nacional serão disputadas apenas aos fins de semana. A 8ª rodada será a primeira no meio de semana, em 30 e 31 de maio. O Brasileirão se estenderá até a 12ª rodada, em 13 de junho. A Série A só voltará em 18 de julho após a Copa do Mundo. A 38ª e última rodada está marcada para 2 de dezembro.
Os dirigentes dos clubes, no entanto, aprovaram a venda de mando de campo. Mas cada clube só poderá atuar em outro estado em cinco oportunidades dos 19 jogos com seu mando. Isso, no entanto, só acontecerá se o clube visitante também topar. As últimas cinco rodadas do Brasileirão, porém, estão proibidas de ter venda de mando de campo. Por fim, os clubes permitiram a utilização de grama sintética. A Arena da Baixada, em Curitiba, é o único estádio com tal piso.