Portal Eventos
Copa do Brasil
Em 08 de fevereiro de 2018 às 10:12

Copa do Brasil fica reduzida a 17 estados; Paraná, Santa Catarina e São Paulo serão maioria na Segunda Fase

Definidos todos os confrontos da próxima etapa que também será decidida em jogo único

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - A Copa do Brasil, na última quarta-feira, conheceu todos os 40 classificados e os 20 jogos da Segunda Fase. O torneio mais democrático do país, no entanto, ficou restrito a apenas 17 estados. Acre, Amapá, Amazonas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal, já não têm mais representantes para torcer na edição 2018. Paraná, Santa Catarina e São Paulo, em compensação, serão maioria, segundo levantamento do Sr. Goool.

A surpresa entre os paranaenses é o Cianorte. O clube do interior fez o dever de casa e eliminou o ABC (2 a 0). Atlético Paranaense, Coritiba, Londrina e Paraná - todos clubes das Séries A e B do Brasileirão - também continuam na Copa do Brasil. A classificação do Coxa foi obtida no último minuto contra o Parnahyba no Piauí. Já Santa Catarina não conseguiu manter 100% dos seus clubes, mas ainda assim terá cinco representantes. O Brusque foi o único eliminado ao cair ante o Ceará.

O Tubarão, por sua vez, surpreendeu ao despachar o América de Natal e se juntou a Avaí, Criciúma, Figueirense e Joinville - integrantes das Séries B e C do Brasileirão. Enquanto isso, São Paulo perdeu Ituano e São Caetano, mas manteve Bragantino, Inter de Limeira, Oeste, Ponte Preta e São Paulo. Do quinteto só a Inter se classificou em casa ao passar pelo Rio Branco, do Acre.

Goiás (Aparecidense, Goiás e Vila Nova), Minas Gerais (Atlético Mineiro, Boa Esporte e Uberlândia), Pernambuco (Náutico, Salgueiro e Sport) e Rio Grande do Sul (Internacional, Juventude e Novo Hamburgo) também terão presença marcante na Segunda Fase. A decepção, por outro lado, ficou com o Rio de Janeiro. O estado perdeu nada menos do que quatro clubes, inclusive, o Botafogo, surpreendido pela Aparecidense. O único que se salvou foi o Fluminense.

 Coritiba eliminou o Parnahyba no último minuto e engrossou a lista de paranaenses na Segunda Fase da Copa do Brasil!Coritiba / Site OficialCoritiba eliminou o Parnahyba no último minuto e engrossou a lista de paranaenses na Segunda Fase da Copa do Brasil!
Regulamento:
A Copa do Brasil 2018 terá como novidade o fim do "gol qualificado". A CBF já tinha derrubado o "gol qualificado" na final, mas agora a regra também passou para todas as fases com duas partidas. Em caso de igualdade nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

O torneio será disputado em mata-mata ao longo das suas oito fases. A Segunda Fase com 40 clubes também será definida em duelo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis. Todas as outras fases, por outro lado, serão com jogos de ida e volta. Em caso de empate na pontuação e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis.

Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Luverdense) e o campeão da Série B (América Mineiro).

O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.

Confira todos os clubes garantidos na Segunda Fase da Copa do Brasil:

Alagoas (CRB e CSA)
Bahia (Fluminense de Feira e Vitória)
Ceará (Ceará e Ferroviário)
Goiás (Aparecidense, Goiás e Vila Nova)
Maranhão (Sampaio Corrêa)
Mato Grosso (Cuiabá)
Mato Grosso do Sul (Corumbaense)
Minas Gerais (Atlético Mineiro, Boa Esporte e Uberlândia)
Pará (Remo)
Paraíba (Botafogo)
Paraná (Atlético Paranaense, Cianorte, Coritiba, Londrina e Paraná)
Pernambuco (Náutico, Salgueiro e Sport)
Piauí (Altos)
Rio de Janeiro (Fluminense)
Rio Grande do Sul (Internacional, Juventude e Novo Hamburgo)
Santa Catarina (Avaí, Criciúma, Figueirense, Joinville e Tubarão)
São Paulo (Bragantino, Inter de Limeira, Oeste, Ponte Preta e São Paulo)