Bahia - O Brasil pode se auto intitular país do futebol, mas também é do carnaval. E como o brasileiro gosta da folia. Mas nem todos poderão aproveitar os cinco dias de festança entre esta sexta e a próxima terça-feira. Segundo levantamento do Sr. Goool, apenas sete Campeonatos Estaduais darão folgas a seus clubes e, consequentemente, jogadores e torcedores durante o período mencionado.
O maior exemplo é a Bahia, conhecida pelos trios elétricos e folia antes mesmo desta sexta-feira. O Campeonato Baiano já parou e só voltará a ter jogos na quarta-feira de cinzas. O frevo de Pernambuco segue o mesmo panorama. O Estadual Pernambucano também fechou os estádios e verá a bola rolar apenas na semana que vem. Ainda no Nordeste, o Campeonato Piauiense é outro que festejará adoidado. E a volta das partidas será em 17 de fevereiro.No Norte, a folia adiou a 4ª e última rodada do 1º turno do Campeonato Amazonense. Os confrontos até aconteceriam em pleno carnaval, mas foram alterados para o fim de semana seguinte. Os torcedores dos clubes do Campeonato Paraense também vão poder curtir sem preocupações. Nada de jogos nos próximos dias. Festa garantida também no Campeonato Capixaba que realizou sua rodada na última quinta-feira e voltará aos trabalhos só em 17 de fevereiro. O último adepto do carnaval é o Gauchão.
O Paulistão, por exemplo, terá jogos na sexta-feira e também no sábado. Pior faz o Catarinense com partidas entre sábado e até mesmo segunda-feira. Há até Estadual que abrirá a edição 2018 em pleno sábado de carnaval. É o caso do Campeonato Rondoniense com partidas marcadas para 10, 11 e 12 de fevereiro. Os outros Estaduais sem folga na folia são Mineiro, Goiano, Paranaense, Acreano, Alagoano, Brasiliense, Cearense, Maranhense, Mato-grossense, Paraibano, Potiguar, Sergipano e Sul-mato-grossense.
Confira os Campeonatos Estaduais ao longo do carnaval:
Sem folia: SP, RJ, MG, GO, PR, SC, AC, AL, DF, CE, MA, MT, PB, RN, SE, RO e MS
Folia liberada: AM, ES, RS, PE, BA, PA e PI