São Paulo - A Copa do Brasil conheceu os 40 clubes classificados e os 20 jogos da Segunda Fase. Entre as partidas, sete serão regionalizados. Sem falar que Ponte Preta e Inter de Limeira farão um confronto estadual. A Macaca já está acostumada a disputar o torneio nacional, enquanto o Leão surge como uma grata surpresa. Enquanto a Ponte Preta chegou à Copa do Brasil pelo vice-campeonato estadual, a Inter de Limeira foi vice-campeã da Copa Paulista. Na Segunda Fase, a definição dos classificados também será em partida única. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
Outra surpresa no atual estágio do torneio é o Tubarão. O clube catarinense eliminou o América de Natal e, agora, fará um embate sulista ante o Atlético Paranaense. O Furacão, assim como a Ponte Preta, decidirá em casa. Ainda no Sul, o Juventude - campeão em 1999 - receberá o Avaí podendo contar com sua torcida. Além de sulista, o confronto envolve dois representantes da Série B do Brasileirão.Já o Criciúma terá pela frente o surpreendente Cianorte. Os catarinenses decidirão em casa. Os paranaenses, que despacharam o ABC, foram um dos dez mandantes a festejar a vaga na Copa do Brasil. No Centro-Oeste, o duelo será entre Mato Grosso e Goiás. O Cuiabá vai encarar a Aparecidense, a maior "zebra" da Primeira Fase. Os goianos superaram o Botafogo, por 2 a 1, em Aparecida de Goiânia.
Enquanto isso, os outros dois jogos regionais são do Nordeste. Fluminense de Feira e Náutico, por sinal, abrirão a Segunda Fase na quarta-feira de cinzas, às 22h30 (horário de Brasília), no Estádio Joia da Princesa, em Feira de Santana. O Flu, aliás, já eliminou um pernambucano na Primeira Fase e ao lado da sua torcida. O Tricolor bateu o Santa Cruz. Ainda em Pernambuco, o Sport receberá o Ferroviário, algoz do Confiança.
A Segunda Fase também contará com os seguintes estados: Alagoas (CRB e CSA), Bahia (Fluminense de Feira e Vitória), Ceará (Ceará e Ferroviário), Goiás (Aparecidense, Goiás e Vila Nova), Maranhão (Sampaio Corrêa), Mato Grosso (Cuiabá), Mato Grosso do Sul (Corumbaense), Minas Gerais (Atlético Mineiro, Boa Esporte e Uberlândia), Pará (Remo), Paraíba (Botafogo), Pernambuco (Náutico, Salgueiro e Sport), Piauí (Altos), Rio de Janeiro (Fluminense) e Rio Grande do Sul (Internacional, Juventude e Novo Hamburgo).
Regulamento:Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Luverdense) e o campeão da Série B (América Mineiro).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.