Espírito Santo - O Serra é um clube tradicional do Espírito Santo com direito a cinco títulos estaduais, mas o jejum já dura dez anos (1999, 2003, 2004, 2005 e 2008). A boa notícia para os torcedores é que o Tricolor Serrano começou com tudo a edição 2018 do Campeonato Capixaba. E outro detalhe deixa os supersticiosos ainda mais animados. Segundo levantamento do Sr. Goool, os últimos dois clubes que venceram os quatro primeiros jogos como o Serra acabaram a temporada com o título na mão.
A última vítima do clube do interior foi o Tupy que apanhou de 2 a 1 no Estádio Robertão, em Serra. O Tricolor já havia batido Espírito Santo (2 a 1), Vitória (3 a 0) e São Mateus (2 a 0). São quatro triunfos (dois em casa e dois fora), além de nove gols a favor e só dois tomados. Aproveitamento de 100%. O Serra tem o maior número de vitórias, o menor número de derrotas, a melhor defesa e o segundo melhor ataque. O clube serrano estava fora da elite desde 2012.Em 2017, o Itapemirim - que viria a ser campeão - fez dez pontos de 12 possíveis. A Desportiva Ferroviária, em 2016, foi ainda pior com seis pontos. Mas um dos exemplos a ser seguidos pelo Serra vem de 2015. O Rio Branco também bateu todos os seus quatro primeiros adversários em 2015 e deu a volta olímpica no final do Estadual. O Capa Preta estava na seca há cinco anos. Em 2014, o Estrela do Norte iniciou sua jornada rumo ao inédito título capixaba com quatro vitórias seguidas.
Para seguir no ritmo atual, o Serra terá um longo período até o próximo desafio. Com a folga de carnaval, o líder voltará a campo apenas em 18 de fevereiro, às 16 horas, contra o atual campeão Itapemirim no Estádio Robertão pela 5ª rodada do Campeonato Capixaba.