Ceará - O Maranguape é o primeiro clube rebaixado nos Estaduais 2018. O Gavião da Serra amargou o descenso com uma rodada de antecedência no Campeonato Cearense ao ser goleado pelo Ceará, por 5 a 1, no Estádio Presidente Vargas, em Fortaleza, no último domingo. O clube do interior, prestes a completar um ano sem vitória na competição, estava na elite desde 2015. Na atual temporada, porém, o Maranguape mostrou que não conseguiria se segurar entre os maiores do estado.
Em oito rodadas, o Verdão não venceu nenhuma, empatou uma fora e perdeu nada menos do que sete (quatro em casa e três como visitante). Aproveitamento de apenas 4,2%. Sem falar que o clube da cidade homônima esperou sete rodadas para balançar as redes adversárias pela primeira vez. O Maranguape tem dois gols a favor e 17 tomados. Não por acaso, o Gavião ostenta o menor número de triunfos, o maior número de tropeços, o pior ataque e a pior defesa.O Maranguape, no momento, amarga a lanterna do Campeonato Cearense com apenas um ponto, quatro a menos do que o vice-lanterna Tiradentes e cinco a menos do que o Guarani, primeiro rival fora da degola. Resta apenas uma rodada e três pontos em disputa. O Gavião só conseguiu arrancar ponto do estreante Floresta (0 a 0). A última vez que a torcida sorriu foi na edição passada do Estadual.
O adeus definitivo da elite cearense será dado pelo Gavião da Serra no próximo domingo, às 17 horas, contra o Horizonte, no Domingão, pela 9ª e última rodada da Primeira Fase.