Rio de Janeiro - Os Campeonatos Estaduais completaram o primeiro mês neste fim de semana. Apesar de ser um tempo curto, as primeiras competições do futebol brasileiro já acumulam "zebras", classificados, rebaixado e até mesmo campeão. O Flamengo, por exemplo, faturou a Taça Guanabara no Campeonato Carioca ao superar o Boavista, por 2 a 0, no último domingo, no Estádio Kléber de Andrade, em Cariacica. Além do título, o Mengo garantiu vaga nas semifinais do Cariocão.
A conquista rubro-negra foi de forma invicta com seis vitórias (três em casa e três fora) e um empate como mandante, além de dez gols a favor e só um tomado. Aproveitamento de 90,5%. No sábado, os Estaduais já tinham visto um clube soltar o grito entalado na garganta. O ABC venceu o ASSU, por 1 a 0, na última rodada e levou o título da Copa Cidade do Natal no Potiguar por causa do saldo de gols.
No Campeonato Paranaense, houve "zebra" nas semifinais da Primeira Taça (equivalente ao 1º turno). O Coritiba até se livrou do Foz do Iguaçu nos pênaltis, mas o rival Atlético Paranaense foi derrotado pelo Rio Branco nas penalidades máximas. A decisão também será definida em partida única. Já o Campeonato Amazonense fechou sua primeira etapa do curioso regulamento.
Queda e decepção!Se essa turma comemora, o Maranguape chora o rebaixamento no Campeonato Cearense. O Gavião da Serra se tornou o primeiro degolado dos Estaduais 2018 ao apanhar de 5 a 1 do Ceará no Presidente Vargas. O clube do interior caiu com uma rodada de antecedência. Em oito rodadas, o Verdão não venceu nenhuma, empatou uma fora e perdeu nada menos do que sete (quatro em casa e três como visitante). Aproveitamento de apenas 4,2%.
Os Estaduais, além de acumularem jogos com portões fechados, com quedas de energia, falta de ambulância, média e até policiamento, ainda presenciaram o desastroso Ba-Vi. Vitória e Bahia empataram, por 1 a 1, no Barradão, mas a partida foi encerrada aos 34 minutos do 2º tempo após o Rubro-negro ter cinco atletas expulsos. A partida irá a julgamento e há a possibilidade de W.O. (3 a 0).Diz o regulamento do Baianão: "Art. 56 - Nenhuma partida poderá ser disputada com menos de sete (7) atletas ou com a ausência de um dos clubes disputantes. (...) § 3º - Após o início da partida, se uma das equipes ficar reduzida a menos de sete (7) atletas, dando causa a essa situação, tal equipe perderá os pontos em disputa".
Em campo, alguns clubes tradicionais passam por momentos turbulentos. A pior situação é do Grêmio que caiu para a lanterna do Campeonato Gaúcho. O Imortal tem apenas quatro pontos de 21 possíveis. São cinco derrotas, um empate e uma vitória. O Criciúma também está na zona do descenso no Estadual Catarinense. Enquanto o Paraná terminou na lanterna do seu grupo e, no geral, ronda a degola do Paranaense. Um mês de Estaduais, mas parece um ano todo.