Paraná - Atlético Paranaense e Ceará deverão fazer o principal jogo da Terceira Fase da Copa do Brasil. Com o acesso do Vozão, o duelo colocará frente a frente dois clubes da Série A do Campeonato Brasileiro. O primeiro embate será em Curitiba já na próxima quarta-feira, enquanto o Ceará decidirá em casa. Se essa será a única partida entre clubes da elite, o torneio nacional também terá enfrentamento entre rivais das Séries B e C.
O Goiás, por exemplo, medirá forças contra o Coritiba que foi rebaixado na temporada passada. O Coxa terá a vantagem de decidir ao lado da torcida. Também degolada, a Ponte Preta vai encarar o Sampaio Corrêa que obteve o acesso na Série C. Os maranhenses farão o segundo embate em São Luís. Já Náutico, rebaixado na Série B, e Cuiabá serão os responsáveis pelo único confronto da Série C.
A Terceira Fase da Copa do Brasil também terá um jogo entre Séries A e C: Vitória x Bragantino. Haverá ainda confrontos entre as Séries A e B como São Paulo x CRB, Atlético Mineiro x Figueirense e Fluminense x Avaí. A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) confirmou as datas, horários e locais da Terceira Fase. Os jogos de ida serão realizados entre 28 de fevereiro e 1º de março. Já a volta será em 14 e 15 de março.
Copa BR por estados!
A Copa do Brasil, como foi possível notar, terá clubes das quatro divisões nacionais, enquanto que a representatividade dos estados diminuiu. Em relação aos estados, a Copa do Brasil - que começou com participantes de todo o país - ficou reduzida a 13 territórios: Paraná e São Paulo (3), Santa Catarina, Ceará e Goiás (2), Minas Gerais, Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Maranhão e Bahia (1).
Nas oitavas de final, a Copa do Brasil receberá os participantes da Libertadores (Corinthians, Palmeiras, Santos, Grêmio, Cruzeiro, Flamengo, Vasco e Chapecoense), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Copa Verde (Luverdense) e o campeão da Série B (América Mineiro).
O campeão da Copa do Brasil terá vaga na fase de grupos da Libertadores. Em hipótese alguma o vice da Copa do Brasil ficará com a vaga da Libertadores. Se o campeão da Copa do Brasil conquistar a vaga através do Brasileirão, do título da própria Libertadores ou da Sul-americana, a vaga será repassada a um clube da Série A do Brasileiro.