Minas Gerais - O Vasco, após seis anos, voltou a disputar a Libertadores. O clube carioca entrou logo nas primeiras fases e teve que eliminar dois rivais até a Fase de Grupos. Como se isso não bastasse, o Gigante da Colina terá um compatriota na principal etapa do torneio sul-americano. Trata-se do Cruzeiro, campeão da Copa do Brasil e cabeça de chave do Grupo 5. A boa notícia para os rivais é que os brasileiros costumam se dar bem quando estão no mesmo grupo. O levantamento foi feito a partir de 2005.
Segundo levantamento do Sr. Goool, apenas duas vezes o grupo verde e amarelo não teve os dois clubes garantidos às oitavas de final. O episódio mais recente aconteceu no ano passado, quando o Flamengo teve que se contentar com a vaga na Sul-americana. O Atlético Paranaense, por outro lado, chegou ao mata-mata. O mesmo aconteceu com o Palmeiras em 2005. Naquela oportunidade, porém, o Santo André naufragou na Fase de Grupos.Em todas as outras oportunidades, em compensação, a dupla passou sem problemas. Em 2013, aliás, houve dois grupos com brasucas. Os tricolores Fluminense e Grêmio se classificaram lado a lado. Atlético Mineiro e São Paulo também chegaram às oitavas de final. O Galo, por sinal, seria campeão daquela edição. Todos os outros participantes da atual temporada, além de Vasco e Cruzeiro, já dividiram o grupo com outro compatriota.
Com exceção do Vasco, todos os brasileiros iniciarão sua caminhada nesta semana na Libertadores. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançarão às oitavas de final, enquanto o 3º colocado "cairá" para a Sul-americana.
Confira os anos em que clubes brasileiros estiveram no mesmo grupo da Libertadores:
*Classificados
2005 (Palmeiras* e Santo André)
2007 (Flamengo* e Paraná*)
2009 (Sport* e Palmeiras*)
2012 (Santos* e Internacional*)
2013 (Atlético Mineiro* e São Paulo*) (Fluminense* e Grêmio*)
2015 (Corinthians* e São Paulo*)
2017 (Atlético Paranaense* e Flamengo)