São Paulo - A Libertadores é a principal competição dos clubes da América do Sul. Espera-se grandes confrontos, rivalidade, muitos gols... Ops... A edição 2018 iniciou a Fase de Grupos na última semana e, levando em conta todas as etapas anteriores, o torneio tem empates na dianteira e excesso de 0 a 0. Segundo levantamento do Sr. Goool, aconteceram 17 empates em 43 jogos, ou seja, 39,5%. As igualdades superam os nove triunfos dos visitantes e têm o mesmo desempenho das vitórias dos mandantes.
Nos 13 jogos iniciais da Fase de Grupos, nada menos do que sete terminaram sem vencedor. Para piorar, o empate sem gols é o resultado que mais aconteceu em toda a Libertadores. São sete igualdades, por 0 a 0, sendo três vistas na Fase de Grupos. Nacional e Estudiantes não balançaram as redes no Uruguai, assim como Millionarios e Corinthians na Colômbia e Alianza Lima e Boca Juniors no Peru.O segundo placar mais repetido na Liberta também é de empate. O 1 a 1 tem os mesmos seis jogos da vitória dos mandantes, por 1 a 0. No geral, o torneio sul-americano acumula 96 gols, sendo 59 dos donos da casa e 37 dos visitantes. Média de 2,23 tentos por partida. O Vasco, que disputou a Segunda e a Terceira Fase, mas ainda não estreou na Fase de Grupos, ostenta o melhor ataque com dez bolas nas redes.
A 1ª rodada ainda terá jogos em 13 e 15 de março, na mesma semana em que a bola começará a rolar já pela 2ª rodada. Apenas os dois primeiros colocados dos oito grupos avançam para as oitavas de final, enquanto o 3º colocado dos grupos fica com a vaga para a Sul-americana.