São Paulo - Corinthians (1910) e Santos (1912), dos considerados grandes, são os clubes mais velhos do Estado de São Paulo. Mesmo assim, os rivais alvinegros estarão nas duas primeiras colocações do Estadual, em 2013, apenas pela décima vez - oito sob o comando da Federação Paulista de Futebol (FPF). Em duas oportunidades o Paulistão era organizado pela Associação Paulista de Esportes Atléticos (APEA).
A pouca presença de Corinthians e Santos na final ou nas duas primeiras colocações - quando a fórmula de disputa era sem mata-mata - pode ser explicada pelo jejum de títulos que os clubes enfrentaram ao longo dos anos. O Corinthians amargou quase 23 sem gritar "é campeão". A seca teve início em 1954 e só terminou com o gol de Basílio em 1977.Um pouco adiante foi a vez do Santos bater na trave. A seca santista é mais recente e chegou até a temporada 2006. Antes dessa conquista, o Santos havia sido campeão pela última vez em 1984, quando foi comandado por Serginho Chulapa. Esse título da década de 80, aliás, foi ganho em cima do Corinthians.
Ao todo, o Peixe já ficou na frente do rival da capital em seis oportunidades. Tudo começou com a dobradinha de 1955 e 1956. O time de Pelé e cia. ainda faturou os Estaduais de 1962 e 1968. O mais recente foi em 2011. Apesar da superioridade do Santos, o Corinthians tem duas conquistas invictas diante do rival.
A primeira foi em 1929, ainda sob o comando da APEA. O Corinthians também foi campeão em cima do Peixe em 1928 sob a batuta da APEA. O outro título invicto sobre o rival praiano é recente e datado de 2009, quando Ronaldo Fenômeno marcou dois golaços e garantiu a 26ª conquista para o Timão.
Em 2013, a vantagem de jogar a segunda partida em casa será do Santos. O time da Vila Belmiro eliminou o Mogi Mirim, nos pênaltis, pela semifinal. Já o Corinthians, também nas penalidades máximas, passou pelo rival São Paulo. Os dois jogos serão realizados nos próximos domingos. O Corinthians busca a 27ª taça, enquanto o Santos quer a 21ª. O Peixe ainda luta pelo inédito tetracampeonato.