São Paulo - A Portuguesa empatou com o Taubaté, na manhã deste domingo, aos 50 minutos do 2º tempo no Estádio do Canindé, em São Paulo, pela 10ª rodada da Série A2 do Campeonato Paulista. O resultado até poderia ser comemorado diante das circunstâncias, mas a igualdade aprofunda ainda mais a crise rubro-verde. O 1 a 1 colocou a Lusa na zona de rebaixamento e também deixou o clube da capital próximo de completar um ano sem vencer como mandante no segundo escalão estadual, segundo levantamento do Sr. Goool.
Para se ter uma ideia, a Portuguesa é um dos dois clubes que ainda não triunfaram em casa na edição 2018. A campanha no Canindé tem três empates e duas derrotas, além de três gols a favor e sete tomados. Aproveitamento de 20%. A Rubro-verde só está à frente do lanterna Osasco Audax que somou um ponto como mandante. Na reta final do ano passado, quando escapou do descenso com a mesma pontuação da zona de rebaixamento, a representante de São Paulo também passou em branco em seus domínios.Naquela oportunidade, a Portuguesa foi derrotada no Canindé por São Caetano (2 a 0) e Oeste (3 a 2). A última vitória em casa pela Série A2 aconteceu em 29 de março, pela 14ª rodada, quando a Lusa fez 2 a 1 no Penapolense. Em 2017, foram seis triunfos em casa. Pela atual Série A2, a Rubro-verde voltará a jogar no Canindé apenas em 18 de março, pela 13ª rodada, no clássico contra o Juventus.
A Portuguesa tentará evitar seu quinto rebaixamento em apenas seis anos. A Lusa estava na Série A do Brasileirão em 2013, quando caiu para a Série B. O descenso para a Série C foi oficializado em 2014 e dois anos depois, a Rubro-verde foi degolada para a Série D. Pelo Paulistão, o clube da capital caiu em 2015 para a Série A2 e, agora, poderá visitar a Série A3 (equivalente a 3ª divisão).