Rio de Janeiro - O verdadeiro torcedor acredita até o final em seu clube do coração. E foi isso que aconteceu com as torcidas de América e Bonsucesso no último domingo pelo Grupo X do Campeonato Carioca. O que eles não sabiam é que os clubes entraram em campo para a rodada final já condenados pelo rebaixamento. América e Bonsucesso só dependiam das suas forças para escapar do descenso. O empate, por 1 a 1, em Moça Bonita, no entanto, confirmou o retrospecto de visitante do Mequinha e de mandante do Leão da Leopoldina.
O Bonsucesso, por exemplo, foi degolado com três vitórias - todas obtidas fora de casa -, quatro empates (três como mandante e um como visitante) e quatro derrotas (três ao lado da torcida e uma fora). Ou seja, o Leão jogou em casa, precisando vencer, mas ainda não tinha vencido como mandante. A seca diante da torcida, aliás, já tem mais de um ano. O último triunfo do Bonsucesso em casa pelo Cariocão foi em 11 de fevereiro contra o Carapebus/Campos, por 1 a 0, pela 2ª rodada do Grupo X.
O América foi vice-lanterna na Preliminar, enquanto o Bonsucesso ficou na antepenúltima colocação. Sem vaga para a principal fase do Cariocão, a dupla teve que disputar o quadrangular e não teve força para escapar do descenso. O Leão, que estava na elite desde 2014, amargou a queda na última colocação, enquanto o América volta para a Série B1, um ano após o acesso, na vice-lanterna.
A dupla do Rio de Janeiro engrossa a lista de rebaixados pelos Estaduais 2018. Os cearenses Maranguape e Tiradentes, os sergipanos Amadense e Socorrense, além do mato-grossense Araguaia também já foram degolados na atual temporada.