Pernambuco - Belo Jardim e Pesqueira não chegam aos pés do maranhense Bacabal que foi rebaixado no Campeonato Estadual e aumentou o jejum de seis anos sem vencer em casa. Mas a dupla pernambucana também caiu sem triunfar como mandante. A pior situação é do Pesqueira que não só fez o bate e volta, como também aumentou a seca para três anos sem festejar ao lado do torcedor, segundo levantamento do Sr. Goool.
A Águia do Agreste se despediu do Estadual de Pernambuco com a derrota para o América, por 2 a 0, em Paulista, na última quarta-feira. O Pesqueira foi rebaixado com um vitória fora de casa, três empates (dois como mandante e um como visitante) e seis derrotas (três ao lado da torcida e três fora). Fora da elite em 2017, o clube do interior também passou em branco como mandante na edição 2016.Naquela oportunidade, o Pesqueira realizou oito jogos em casa com quatro empates e quatro derrotas. O último triunfo em casa pelo Pernambucano ocorreu na derradeira rodada do Estadual 2015, em 14 de março, quando fez 2 a 0 no Porto no Estádio Joaquim José de Brito. Desde então, porém, foram seis empates e sete derrotas como mandante.
O Belo Jardim deu alegria a seu torcedor pela última vez em 22 de janeiro de 2017, quando fez valer o mando de campo ante o Serra Talhada (1 a 0). De lá para cá, o clube do interior atuou dez vezes em casa e acumulou seis derrotas e quatro empates. A dupla está na lista de 14 clubes rebaixados em oito Estaduais 2018.
Os alagoanos CSE e Santa Rita, o baiano Atlântico, o maranhense Bacabal e os mato-grossenses Dom Bosco e Pesqueira também foram rebaixados na última quarta-feira. Todos esses oito clubes se juntam aos cariocas América e Bonsucesso, aos cearenses Tiradentes e Maranguape e aos sergipanos Amadense e Socorrense que já haviam chorado a queda. Nos próximos dias, outros clubes entrarão para a nada agradável lista de rebaixados nos Estaduais 2018.