São Paulo - O Mogi Mirim sofreu novo rebaixamento e, desta vez, da forma mais melancólica possível. O clube do interior está com seu estádio Vail Chaves interditado por falta de laudos e, até mesmo por isso, tem mandado suas partidas na Série A3 do Campeonato Paulista (equivalente a 3ª divisão) no Coronel Francisco Vieira, em Itapira. Mas para a rodada de domingo, a 16ª, a diretoria do Sapão esqueceu de avisar a Federação Paulista de Futebol (FPF) que decretou o W.O. (3 a 0) ante o EC São Bernardo e, consequentemente, o descenso para a Segundona. Esse, no entanto, é apenas mais um triste capítulo na história do Mogi Mirim Esporte Clube que acumula uma derrota a cada 1,8 jogo desde 2015, segundo levantamento do Sr. Goool.
Entre 2008 e 2015, o Mogi Mirim foi presidido pelo pentacampeão Rivaldo que fez história no clube no inesquecível Carrossel Caipira. Durante seu mandato, o clube da cidade homônima conquistou acessos seguidos nas divisões do Brasileirão e chegou à Série B. Mas desde a saída de Rivaldo, o Sapão não deixou mais a lama. Nas últimas quatro temporadas, o Mogi Mirim realizou 139 jogos com apenas 27 vitórias, 36 empates e nada menos do que 76 derrotas. Ou seja, um tropeço a cada 1,8 partida. Sem falar que a quantidade de derrotas supera os 50% (54,7%).Ao longo de todo esse período analisado pelo Sr. Goool, o clube paulista amargou cinco rebaixamentos entre Brasileirão e Paulistão, sendo quatro consecutivos. Levando em conta todo o século XXI, o Mogi Mirim caiu oito vezes. O Mogi Mirim, em 2016, estava na Série A1 do Paulistão e, desde então, despencou pelas divisões. O Sapão não parou na Série A2 e, no ano passado, desceu mais um degrau. Agora, o clube terá que jogar a última divisão de São Paulo. O mesmo acontecerá no Nacional. Rebaixado na Série C 2017, o Mogi Mirim disputará a Série D deste ano.
O pior ano, de 2015 para cá, porém, foi há três temporadas. Naquela oportunidade, o clube do interior sofreu 28 derrotas. Em 2017, o Mogi também superou os 20 tropeços (23). Para piorar, há dois anos foram só oito vitórias, uma a menos do que nos anos anteriores.
O Mogi Mirim cumprirá tabela nas últimas três rodadas da Série A3 Paulista. Como não entrará em campo no domingo, o Sapão estará de volta apenas na 17ª rodada, em 17 de março, quando enfrentará o ameaçado Rio Branco, às 15 horas, no Estádio Décio Vitta, em Americana.
Confira o desempenho do Mogi Mirim nas últimas temporadas:
2015
9 vitórias
16 empates
28 derrotas
2016
9 vitórias
10 empates
14 derrotas
2017
8 vitórias
6 empates
23 derrotas
2018
1 vitória
4 empates
11 derrotas