Mato Grosso - O caminho ainda é longo - quartas de final, semifinal e final -, mas para um clube que chegou a ser rebaixado em campo estar no mata-mata e na briga pelo título é o paraíso. O Araguaia escapou do descenso apenas por conta da punição sofrida por Dom Bosco e Poconé que acabaram na 2ª divisão do Mato-grossense. Dessa forma, o clube de Barra do Garças não só se livrou da queda como ainda foi catapultado para as quartas de final.
No próximo sábado, às 16 horas, o Araguaia começará a disputar o mata-mata contra o Sinop no Estádio Zeca Costa, em Barra do Garças. A decisão contra o vice-líder será em 21 de março, às 21h10, no Gigante do Norte, em Sinop. Esse é outro detalhe interessante. Além de tudo o que aconteceu, o Araguaia não foi o dono da pior campanha entre os classificados.Com dois pontos em nove jogos, fruto de dois empates como mandante e sete derrotas (três em casa e quatro fora), o Araguaia garantiu a 7ª colocação. Novamente, graças a punição a um dos seus rivais. Assim como Dom Bosco e Poconé, o Ação perdeu pontos por escalar jogadores de forma irregular. O Ação terminou a Primeira Fase classificado em 8º lugar com um ponto. A campanha do Ação, em campo, teve quatro triunfos, um empate e quatro derrotas.
Em 2016, o Araguaia enfrentou o mesmo Sinop nas semifinais do Mato-grossense. O Galo, em jogo único, bateu o rival de Barra do Garças, por 3 a 1. Desde que voltou à elite estadual, há dois anos, o Araguaia ainda não conseguiu superar o Sinop. Em 2017, os rivais não se enfrentaram e na atual temporada, o Sinop voltou a se dar bem no Gigante do Norte (1 a 0). Agora, o confronto será pelas quartas de final.