São Paulo - A UEFA, por meio de sorteio, definiu os confrontos das quartas de final da Champions League nesta sexta-feira. Entre os clubes que ainda lutam pelo título, o Bayern de Munique ostenta a melhor campanha. Barcelona e Liverpool, porém, são os dois únicos invictos. A atual etapa do principal torneio europeu contará com cinco campeões (Bayern, Barça, Liverpool, Real Madrid e Juventus), enquanto três (Manchester City, Roma e Sevilla) tentarão a primeira volta olímpica. Os times da direita, no chaveamento abaixo, decidirão em casa. Os duelos de ida serão em 3 e 4 de abril e a volta acontecerá na semana seguinte em 10 e 11 de abril.
Barcelona-ESP | x | Roma-ITA |
Sevilla-ESP | x | Bayern de Munique-ALE |
Juventus-ITA | x | Real Madrid-ESP |
Liverpool-ING | x | Manchester City-ING |
Dono de cinco taças, o Bayern de Munique é o clube que mais venceu na atual edição da UCL. São sete triunfos em oito jogos e apenas uma derrota. O aproveitamento do clube alemão chega a 87,5%. Sem falar que, em casa, os bávaros estão perfeitos, 100%. A vítima das oitavas de final foi o Beşiktaş. E o Bayern ainda poderá decidir as quartas de final em casa contra o Sevilla. Abaixo do Bayern de Munique está o atual bicampeão e maior vencedor da Champions.
O Real Madrid, em busca da sua 13ª "orelhuda", aparece com aproveitamento de 79,2%. A vitória sobre o PSG em Paris foi a sexta na competição. Cristiano Ronaldo e cia. ainda ostentam um empate e uma derrota. O desafio da próxima etapa será ante a velha conhecida Juventus e os merengues decidirão como mandante. Também com desempenho acima de 70%, Manchester City e Barcelona - antigo e atual clubes de Pep Guardiola - ficam lado a lado com aproveitamento de 75%.
Os ingleses têm uma vitória a mais (6 a 5). O City, algoz do Basel, ainda registra duas derrotas. O duelo das quartas será contra o também inglês Liveroool e com a possibilidade de ter a torcida no jogo de volta. O Barcelona, por sua vez, aparece com cinco triunfos e três empates. Os catalães também têm a melhor defesa no geral, com apenas dois gols tomados, e aproveitamento de 100% em casa. O Barça, no entanto, terá que decidir fora de casa contra a Roma. Já o melhor ataque é do Liverpool (34). Os ingleses conquistaram seis vitórias e quatro empates (73,3%). A última vítima foi o Porto.
Abaixo de 70% há três clubes garantidos nas quartas de final. A Juventus eliminou o Tottenham e, após quatro sucessos, três igualdades e um insucesso, aparece com 62,5%. O desempenho da Roma, também da Itália, é um pouco mais modesto (58,3%). Algoz do Shakhtar Donetsk, a Roma acumula quatro triunfos, dois empates e duas derrotas. Mas a pior campanha entre os classificados é do Sevilla que passou pelo Manchester United. Os espanhóis têm quatro vitórias, cinco empates e uma derrota. Aproveitamento de 56,7%.
Em relação aos títulos por países, a Espanha é a recordista, agora, com 17 conquistas, contra 12 de Itália e Inglaterra. A Alemanha conta com sete feitos na Europa, enquanto a Holanda tem seis. A lista ainda tem Portugal com quatro títulos. França, Iugoslávia, Romênia e Escócia somam uma conquista cada.