São Paulo - A UEFA definiu, nesta sexta-feira, os confrontos das quartas de final da Europa League. A atual etapa do segundo torneio mais importante do continente terá recorde de países. Serão representantes de oito nacionalidades, fato inédito desde que a UEL adotou o atual formato e nomenclatura na temporada 2009/2010, de acordo com o levantamento do Sr. Goool. Inglaterra, Espanha, Rússia, Itália, França, Alemanha, Áustria e Portugal seguem na briga pelo título. Os duelos de ida serão em 5 de abril e a volta acontecerá na semana seguinte, em 12 de abril. Os clubes da direita decidirão em casa.
RB Leipzig-ALE | x | Olympique-FRA |
Arsenal-ING | x | CSKA Moskva-RUS |
Atlético de Madrid-ESP | x | Sporting-POR |
Lazio-ITA | x | Salzburg-AUT |
Os ingleses, atuais campeões com o Manchester United, serão representados pelo Arsenal que eliminou ninguém menos do que o Milan e com duas vitórias. Essa é a terceira vez seguida que a Inglaterra chega às quartas de final. O país, aliás, quebrou a hegemonia da Espanha. Os espanhóis, até a temporada passada, somavam três conquistas consecutivas.
O Atlético de Madrid, dono de dois títulos no atual formato, voltará a vestir as cores da sua nação. O Atleti não teve problemas para passar pelo Lokomotiv Moskva. Nas nove edições analisadas pelo Sr. Goool, a Espanha só esteve fora das quartas de final em 2012/2013. Os atuais campeões do mundo também se fazem presente. Mas esqueçam os chamados grandes clubes.
O RB Leipzig representará a Alemanha depois de ter superado o Zenit. Com escudo parecido ao do RB, o Salzburg, da Áustria, também segue na luta pelo título. Essa é a primeira vez dos austríacos nas quartas de final desde 2009/2010. E a vítima do Salzburg foi o alemão Borussia Dortmund. Se o Milan caiu fora, a Itália torcerá pela Lazio, algoz do Dynamo Kyiv. País-sede da Copa do Mundo, a Rússia pode não terá Lokomotiv e Zenit, mas contará com o CSKA Moskva. Os russos acabaram com o sonho do Lyon fazer a final em casa.
Mas ainda assim, a França segue na disputa. Cabe ao Olympique tentar chegar à final em seu país. O clube de Marseille não deu chances ao Athletic. Por fim, o Sporting sofreu ao pegar sua vaga contra o Viktoria Plzeň apenas na prorrogação. O clube será o único representante de Portugal.
A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma, Chelsea e, agora, Manchester United.
Em relação aos países campeões, a Espanha está na frente com 16 conquistas, contra 12 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.
Confira a quantidade de países que estiveram nas quartas de final da UEFA Europa League:
2009/2010 (5)
Espanha, Inglaterra, Portugal, Alemanha e Bélgica
2010/2011 (5)
Portugal, Rússia, Espanha, Holanda e Ucrânia
2011/2012 (5)
Holanda, Espanha, Alemanha, Portugal e Ucrânia
2012/2013 (6)
Inglaterra, Rússia, Suíça, Turquia, Itália e Portugal
2013/2014 (6)
Portugal, Espanha, Suíça, Holanda, França e Itália
2014/2015 (6)
Itália, Alemanha, Bélgica, Ucrânia, Espanha e Rússia
2015/2016 (6)
Espanha, República Tcheca, Alemanha, Inglaterra, Portugal e Ucrânia
2016/2017 (7)
Bélgica, Holanda, Alemanha, França, Turquia, Espanha e Inglaterra
2017/2018 (8)
Inglaterra, Espanha, Rússia, Itália, França, Alemanha, Áustria e Portugal