Rio Grande do Norte - O Baraúnas, em quase 60 anos de história, terá que disputar pela primeira vez a 2ª divisão do Campeonato Potiguar. O clube de Mossoró foi atropelado pelo ASSU, neste domingo, por 4 a 1, no Estádio Edgarzão, pela 6ª rodada da Copa Rio Grande do Norte (equivalente ao 2º turno) e amargou o descenso com uma rodada de antecedência no Estadual do Rio Grande do Norte. O rebaixamento, contudo, não causou surpresa entre os torcedores.
Antes mesmo de iniciar a edição 2018 do Potiguar, o Baraúnas ameaçou não entrar em campo. A diretoria do clube soltou uma nota, na oportunidade, alegando "sérias dificuldades financeiras para honrar seus compromissos com atletas, funcionários, comissão técnica e fornecedores" e inclinada a desistir do Potiguar. O Baraúnas, no entanto, voltou atrás.Mas ao olhar a campanha do Leão é possível afirmar que, de fato, o time jamais esteve dentro das quatro linhas ao longo de suas 13 partidas. Não por acaso, o Baraúnas caiu com apenas uma vitória em casa. O restante dos jogos teve nada menos do que 11 derrotas (cinco em casa e seis fora) e um empate como visitante, além de só oito gols a favor e incríveis 31 tomados.
Todas essas façanhas, porém, fazem parte do passado. No Estadual, o Leão terá mais um jogo. A despedida será em casa contra o Força e Luz em 24 de março. No Campeonato Potiguar, apenas um clube é rebaixado. O Baraúnas engrossa a lista de vítimas dos Estaduais 2018. Já são 28 degolados em 17 estados da cinco regiões. Neste domingo, Rio Verde, Parauapebas e Manicoré também foram rebaixados nos Campeonatos Goiano, Paraense e Amazonense, respectivamente. O Rio Verde desceu de divisão sem entrar em campo e o Manicoré, que tinha chance de classificação, caiu na última colocação. Já o Parauapebas se juntou ao Cametá que já tinha sido degolado no Pará.
Confira os clubes já rebaixados nos Campeonatos Estaduais 2018:
Alagoano
CSE e Santa Rita
Amazonense
Manicoré
Baiano
Atlântico
Brasiliense
Paranoá e Samambaia
Capixaba
Doze e São Mateus
Carioca
América e Bonsucesso
Cearense
Tiradentes e Maranguape
Gaúcho
Cruzeiro e São Paulo
Goiano
Rio Verde
Maranhense
Bacabal
Mato-grossense
Dom Bosco e Poconé
Mineiro
Democrata e Uberlândia
Paraense
Parauapebas e Cametá
Paulista
Linense e Santo André
Pernambucano
Pesqueira e Belo Jardim
Potiguar
Baraúnas
Sergipano
Amadense e Socorrense