São Paulo - Borussia Dortmund e Bayern de Munique ostentam as melhores médias de público dos principais campeonatos europeus, segundo levantamento do Sr. Goool. Se a dupla alemã está no topo do ranking, os ingleses contabilizam o maior número de integrantes no Top 10, são quatro ao todo. Por outro lado, apenas França e Portugal, entre os seis países analisados, não contam com representantes nas dez primeiras colocações. (Clique na imagem abaixo e confira o ranking agrupado dos melhores campeonatos europeus!)
A liderança é do Borussia Dortmund e sem nenhuma surpresa. O BVB apresenta média de 79.097 torcedores. Talvez, esse seja o ponto que possa causar estranheza. O Dortmund não chega aos 80 mil fãs por causa da partida que foi obrigado a fazer como mandante em plena segunda-feira. Naquela oportunidade, o Aurinegro enfrentou o Augsburg diante do seu pior público (54.300). Em todas as outras rodadas, no entanto, o Borussia Dortmund chegou aos 80 mil espectadores. Não por acaso, o clube tem as 13 melhores marcas da Bundesliga.Melhor clube disparado do Campeonato Alemão e prestes a faturar mais uma título, o Bayern de Munique ocupa a vice-liderança do ranking com média de 75 mil apaixonados. Se o BVB já superou a marca de um milhão de fanáticos (1.107.359), os bávaros estão no caminho após 13 jogos como mandante (975.000). A sequência alemã é quebrada pelo líder de público da Premier League.
O Manchester United é o terceiro e último integrante do Top 10 a romper a barreira dos 70 mil torcedores (74.955). Os Diabos Vermelhos, aliás, ficam à frente de Barcelona e Tottenham que ostentam os maiores públicos dos Campeonatos Espanhol e Inglês, respectivamente. O Barça, por exemplo, lotou o Camp Nou com 90.356 fãs ante o Atlético de Madrid. A média, porém, fica abaixo dos 70 mil (69.013).
A La Liga, por sua vez, garante o 3º lugar com média de 27.480 apaixonados. Também acima dos 20 mil há a Lega Serie A (24.042) e a Ligue 1 (21.948). Apenas a Primeira Liga destoa dos principais campeonatos europeus. A média do Campeonato Português, aliás, está mais para Brasil do que Europa (11.768).