Portal Eventos
Paranaense 1ª Divisão
Em 22 de março de 2018 às 01:20

Vida curta para três clubes rebaixados um ano após o acesso nos Estaduais

Quarta-feira degolou quatro clubes e ainda teve reviravolta no Mato-grossense

da Redação -

Paraná - A velocidade que os Campeonatos Estaduais se aproximam do final é a mesma para empilhar clubes rebaixados por todo o futebol brasileiro. A quarta-feira fez mais quatro vítimas, sendo que três realizaram o nada agradável bate e volta. União-PR, Desportiva Guarabira-PB e São Francisco-AC tiveram vida curta na elite. O Anápolis-GO também pegou o caminho de volta. Segundo levantamento do Sr. Goool, 34 clubes já amargaram a degola na edição 2018 em 20 estados das cinco regiões brasileiras.

A pior situação, sem dúvida, foi do São Francisco que não sentiu o gostinho doce da vitória. O São Chico, aliás, esteve próximo do triunfo, mas levou o empate no último minuto do Vasco em sua despedida do Campeonato Acreano. A igualdade por 3 a 3 foi a única em um mar de derrotas - seis ao todo, sendo três como mandante e três como visitante. A caminhada do São Francisco, aliás, já começou de forma errada. O clube de Rio Branco apanhou de 8 a 0 do Atlético Acreano logo na estreia. Não por acaso, o São Francisco deixa a 1ª divisão do Acre com 25 gols tomados (média de 3,6 por partida) e só cinco feitos.

Já o União teve problemas longe de casa no Campeonato Paranaense. O representante de Francisco Beltrão que leva a palavra "céu" em seu escudo, por causa do nome Clube Esportivo União, sentiu-se no inferno atuando como visitante. O último tropeço foi contra o lanterna e também rebaixado Prudentópolis (3 a 1). Ao todo, o Azulão apanhou oito vezes, sendo seis fora de casa. O União ainda teve três vitórias em casa, nove gols pró e 14 contra.

Outro clube que fez o bate e volta foi a Desportiva Guarabira no Estadual Paraibano e com uma rodada de antecedência. O algoz foi o Atlético Cajazeirense que meteu 3 a 0 e aumentou para dez o número de derrotas do Azulão (cinco em casa e cinco fora). A Desportiva Guarabira também registrou duas vitórias (uma ao lado da torcida e outra fora) e três empates (dois como mandante e um como visitante), além de sete gols a favor e 28 tomados.

Reviravolta!
Enquanto isso, a história do Anápolis é um pouco diferente do trio acima. Para começar, o Galo estava na elite do Campeonato Paraibano desde 2016. No último ano, aliás, o Anápolis era o único da sua cidade na elite. Agora, o clube do interior cai, enquanto os rivais Anapolina e Grêmio Anápolis permanecem na 1ª divisão. Sem falar que o Anápolis venceu o Vila Nova na rodada final e somou os mesmos 13 pontos do antepenúltimo colocado Itumbiara, mas perdeu no número de vitórias (3 a 4). A campanha do Galo teve três triunfos, quatro empates e sete derrotas.

A lista de rebaixados ainda ganhou outro novo integrante, mas através do "tapetão". O Campeonato Mato-grossense rebaixou, em campo, o Araguaia. Acontece que, mesmo sem vitória, o clube escapou do descenso após três rivais serem punidos com a perda de pontos. O Araguaia, aliás, disputou as quartas de final. No lugar do Araguaia, Dom Bosco e Poconé foram rebaixados. O Estadual, no entanto, sofreu outra reviravolta. O Ação, que já havia perdido pontos, mas estava garantido no mata-mata, foi punido novamente e acabou degolado. Assim, o Dom Bosco, mesmo com pontuação negativa - a mesma do Ação (-2) -, não só escapou do descenso, como ainda garantiu vaga nas quartas de final. Coisas de Estaduais...

Confira os clubes já rebaixados nos Campeonatos Estaduais 2018:

Acreano

São Francisco

Alagoano

CSE e Santa Rita

Amazonense

Manicoré

Baiano

Atlântico

Brasiliense

Paranoá e Samambaia

Capixaba

Doze e São Mateus

Carioca

América e Bonsucesso

Cearense

Tiradentes e Maranguape

Gaúcho

Cruzeiro e São Paulo

Goiano

Anápolis e Rio Verde

Maranhense

Bacabal

Mato-grossense

Ação e Poconé

Mineiro

Democrata e Uberlândia

Paraense

Parauapebas e Cametá

Paraibano

Desportiva Guarabira

Paranaense

União e Prudentópolis

Paulista

Linense e Santo André

Pernambucano

Pesqueira e Belo Jardim

Potiguar

Baraúnas

Sergipano

Amadense e Socorrense