Amapá - O Campeonato Amapaense começará apenas na próxima segunda-feira, mas a edição 2018 já sofreu uma baixa. Dias antes da bola rolar, o Independente desistiu do Estadual por falta de recursos financeiros. Assim, o número de participantes caiu de seis para cinco e os jogos, por rodada, ficaram em dois, ao invés de três. Sempre haverá um clube de folga. A abertura terá o atual tetracampeão Santos e "clássico paulista". A tabela completa, o regulamento e o simulador de jogos já estão no Sr. Goool.
Papa títulos nos últimos anos, o Peixe da Amazônia enfrentará no Estádio Zerão, em Macapá, o São Paulo, único clube sem título na competição. O Zerão, aliás, receberá todos os jogos do Estadual do Amapá. As partidas serão disputadas, às segundas, sextas-feiras e sábados. No Campeonato Amapaense, os clubes só precisam se preocupar com a briga pelo título, uma vez que não há rebaixamento.Se o Santos é o atual tetracampeão e o São Paulo ainda não soltou o grito entalado na garganta, o Macapá, apesar de ser o maior vencedor com 21 conquistas, está na seca desde 1991. O Ypiranga, por sua vez, foi campeão pela última vez em 2004. Já o Trem está na seca desde 2011.
A 1ª rodada ainda terá o embate entre Macapá e Ypiranga três dias depois da abertura. O Trem, que pegaria o Independente, folgará na rodada. Agora, o campeão precisará fazer apenas oito jogos até o lugar mais alto do pódio.
O campeão terá vagas na Copa do Brasil e na Série D do Brasileirão 2019. O vice-campeão, por sua vez, terá vaga na Série D.