Maranhão - Os Campeonatos Estaduais avançam para o final. Março ainda não acabou, mas as competições de abertura do futebol brasileiro já acumulam oito finais definidas e até mesmo um campeão. A primeira decisão conhecida aconteceu no Maranhense. Com o atual vencedor Sampaio Corrêa fora da briga, coube a Moto Club e Imperatriz garantirem vaga na final.
O Papão eliminou o Maranhão com dois empates - tinha melhor campanha -, enquanto o Imperatriz atropelou o São José. Os jogos serão realizados em 1º e 8º de maio. O Moto Club, por ter melhor campanha, poderá decidir em casa e jogará por dois resultados iguais. O campeão terá vagas na Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Série D do Brasileirão 2019. O vice-campeão terá vaga na Copa do Brasil. O Moto foi campeão pela última vez em 2016, enquanto o Cavalo de Aço está na seca desde 2015.Ainda no Nordeste, o Náutico terá pela frente um novato. O Central fez história ao derrubar o atual campeão Sport e se classificar pela primeira vez à final do Pernambucano. A vaga do Timbu, por sua vez, foi obtida em cima do Salgueiro em duelo de cinco gols na Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata. O Alvirrubro, aliás, tentará encerrar o jejum de conquistas que vem desde a longínqua temporada de 2004.
O Capixabão será outro Estadual sem o atual campeão na final. O Itapemirim, aliás, caiu ainda na Primeira Fase. A decisão terá Real Noroeste e Serra, os dois melhores clubes da fase inicial. Essa é a primeira vez que o Real Noroeste, algoz do Espírito Santo nas semifinais, chega à final, enquanto o Serra, que bateu o Rio Branco FC, tentará seu sexto título. O último foi obtido há dez anos.
Final tradicional também em Minas Gerais. O Cruzeiro, melhor clube do Estadual, superou o Tupi e vai encarar o rival Atlético, algoz do América. A dupla decidiu o título do ano passado e deu Galo. Já a Raposa não vence a competição desde 2014.
O Campeonato Alagoano também terá clássico na decisão. O CRB, melhor clube do Estadual, não deu chances ao Coruripe e vai encarar o eterno rival CSA, algoz do ASA. O Galo buscará o tetracampeonato. CRB e CSA, aliás, decidiram as últimas duas edições. Melhor para o CRB. O CSA, maior vencedor do estado, tentará não só dar o troco no adversário, como ainda findar a seca de conquista que vem desde 2008....e mais clássicos!
Também em solo nordestino, o maior clássico da Bahia decidirá a edição 2018. O Vitória despachou o Bahia de Feira e, por ter melhor campanha, decidirá em casa contra o Bahia, que bateu a Juazeirense. Nas últimas duas temporadas, o Rubro-negro foi campeão em cima do Tricolor que não dá a volta olímpica desde 2015.
Por fim, em Santa Catarina, Chapecoense e Figueirense se enfrentarão na decisão. A Chape é a atual bicampeã catarinense e terá mais duas rodadas para confirmar a liderança e a vantagem de decidir em casa. O Figueirense, por sua vez, pode ser o maior vencedor do estado (17), mas não vence o Catarinense desde 2015.
Se esses 16 clubes ainda sonham com o título, o ABC já soltou o grito entalado na garganta. Maior campeão estadual do país com 55 títulos, o Mais Querido foi campeão de forma antecipada ao vencer os dois turnos do Campeonato Potiguar. O ABC obteve o maior número de vitórias, o menor número de derrotas, o melhor ataque e a melhor defesa. A campanha do Mais Querido registrou 12 triunfos (seis em casa e seis fora), um empate como mandante e uma derrota como visitante, além de 32 gols a favor e oito tomados. Aproveitamento de 88,1%.
Confira as finais definidas pelos Campeonatos Estaduais 2018:Alagoano
CRB x CSA
Baiano
Vitória x Bahia
Capixaba
Serra x Real Noroeste
Catarinense
Chapecoense x Figueirense
Maranhense
Moto Club x Imperatriz
Mineiro
Cruzeiro x Atlético
Paraense
Remo x Paysandu
Pernambucano
Náutico x Central