Espírito Santo - O Real Noroeste fez história ao se classificar pela primeira vez à final do Campeonato Capixaba. Dono da segunda melhor campanha do Estadual, o Merengue Capixaba superou o Espírito Santo na semifinal e, agora, decidirá o título contra o Serra, líder no geral. A decisão de 2018, aliás, colocará frente a frente o melhor ataque contra a melhor defesa.
Em 11 partidas, o Real Noroeste balançou as redes adversárias em 25 oportunidades, sendo 15 em casa e dez fora. Média de 2,27 tentos por confronto. Só em um jogo o clube de Águia Branca não soltou o grito entalado na garganta. O Serra, por sua vez, tomou apenas sete gols. Média de 0,63 por duelo. Em três oportunidades, o clube deixou o campo sem buscar a bola no fundo do barbante.A campanha inédita do Real Noroeste ainda tem sete vitórias (quatro em casa e três fora), três empates (um como mandante e dois como visitante) e só uma derrota ao lado da torcida, além de 13 gols tomados. Aproveitamento de 72,7%. Esse é outro ponto que pode ser levado a favor. O desempenho geral do Real Noroeste é parecido em casa (72,2%) e fora (73,3%).
O Campeonato Capixaba ainda poderá ter pela segunda vez seguida um campeão inédito. No ano passado, o Itapemirim fez história com o título em cima do Doze. Fundado em 2008, o Real Noroeste vinha mostrando sua força nos últimos anos. A Águia ficou na 4ª colocação em 2013 e garantiu o 3º lugar em 2015 e 20016. Enquanto isso, o Serra ostenta cinco títulos, sendo o último em 2008.
O jogo de ida da decisão será no próximo sábado, às 16h10, no Estádio José Olímpio da Rocha, em Águia Branca. No sábado seguinte, em 7 de abril, no mesmo horário, Serra e Real Noroeste farão a última partida do Estadual 2018 no Kléber Andrade, em Cariacica.