Portal Eventos
Brasileirão Feminino Série A2
Em 27 de março de 2018 às 00:37

Brasileirão Feminino Série A2 terá clubes de 14 estados na fase de grupos, um a mais do que em 2017

Todas as cinco regiões estarão presentes e apenas dois estados terão mais de um clube na Primeira Fase

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Campeonato Brasileiro da Série A2 de futebol feminino conheceu, na última segunda-feira, todos os 16 clubes garantidos na Primeira Fase. Grêmio e Vitória, rebaixados na Série A1 do ano passado, e o paulista Embu das Artes, por ser do estado melhor colocado no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), ganharam a companhia de outros 13 participantes vindos da Preliminar. Ao todo, a principal fase do segundo escalão nacional da categoria terá 14 estados, um a mais do que em 2017, segundo levantamento do Sr. Goool.

Todas as cinco regiões estarão presentes na Primeira Fase do Brasileirão Feminino Série A2. Entre os estados, destaques para Bahia e Rio Grande do Sul com dois clubes cada. O Grêmio terá a companhia do rival Internacional que eliminou o Náutico nos pênaltis. Enquanto isso, o Vitória terá a seu lado o Lusaca, algoz do União Desportiva, de Alagoas.

Os nordestinos, aliás, serão maioria. Sampaio Corrêa-MA, Tiradentes-PI, Botafogo-PB e São Gonçalo-CE completam o time da região. As cearenses, por sinal, foram as responsáveis pela maior goleada da atual temporada - 11 a 0 no União, do Rio Grande do Norte. Enquanto isso, o Sul ainda terá a presença do catarinense Napoli. Os sulistas, no entanto, perdem na quantidade de clubes para o Sudeste.

 Haja comemoração! Minas Brasília, único clube do Centro-Oeste, fez a segunda maior goleada do Brasileirão Feminino Série A2!Minas Brasília / DivulgaçãoHaja comemoração! Minas Brasília, único clube do Centro-Oeste, fez a segunda maior goleada do Brasileirão Feminino Série A2!
Além do Embu das Artes, Duque de Caxias-RJ, América Mineiro-MG e Vila Nova-ES também carimbaram o passaporte. O representante capixaba, por sinal, foi um dos dois visitantes a se dar bem na Preliminar. O Vila Nova superou o Toledo no Paraná. O outro foi o Inter na Arena Pernambuco. A fase de grupos do Brasileirão Feminino Série A2 ainda terá dois integrantes do Norte (ESMAC-PA e 3B Sport-AM) e um do Centro-Oeste (Minas Brasília-DF). O clube candango garantiu o segundo maior placar ao meter 10 a 0 no Canindé.

Entre os 16 participantes, seis são clubes das Séries A, B ou C do Brasileirão do futebol masculino. A Série A domina com as presenças de América Mineiro, Vitória, Grêmio e Inter. O Sampaio Corrêa, por sua vez, representará a Série B, enquanto o paraibano Botafogo levará a bandeira da Série C.

Regulamento:
Os 16 clubes da Primeira Fase serão divididos em dois grupos com oito times cada. Após jogos apenas de ida dentro dos grupos, os dois melhores de cada chave estarão garantidos no mata-mata. A semifinal e a final terá duelos de ida e volta.

No mata-mata, em caso de empate nos pontos e no saldo de gols, a decisão será nos pênaltis. Campeão e vice conquistarão o acesso à elite da categoria.

Confira todos os clubes presentes na fase de grupos do Brasileirão Feminino Série A2:

Nordeste

Sampaio Corrêa-MA, Tiradentes-PI, Botafogo-PB, São Gonçalo-CE, Lusaca-BA e Vitória-BA

Sudeste

Duque de Caxias-RJ, América Mineiro-MG, Embu das Artes-SP e Vila Nova-ES

Sul

Napoli-SC, Internacional-RS e Grêmio-RS

Norte

ESMAC-PA e 3B Sport-AM

Centro-Oeste

Minas Brasília-DF