Portal Eventos
Paulistão Série A1
Em 30 de março de 2018 às 01:32

Corinthians repete Santos ao chegar a sua segunda final seguida no Paulistão do século XXI

Timão é o atual campeão e defenderá o título do Estadual contra o eterno rival Palmeiras

Rodolfo Brito São Paulo-SP

São Paulo - O Corinthians é o maior campeão do Campeonato Paulista da Série A1 com 28 títulos, mas só agora conseguiu chegar duas vezes seguidas à final durante o século XXI. O Timão, na última quarta-feira, despachou o rival São Paulo com vitórias no tempo normal (1 a 0) e nos pênaltis (5 a 4) na Arena Corinthians. Atual campeão, o time do técnico Fábio Carille repete o Santos, único com decisões consecutivas desde 2001.

No período analisado pelo Sr. Goool, o Corinthians ostenta títulos em 2001, 2003, 2009 e 2013, mas em nenhuma dessas oportunidades esteve na final seguinte para defender suas conquistas. O Alvinegro do Parque São Jorge ainda decidiu o Paulistão em 2011 - derrota para o Santos -, mas na temporada subsequente não chegou entre os dois melhores do Estadual.

O Peixe, por sua vez, desandou a ganhar títulos no século XXI. Em 2009, o clube da Baixada Santista até perdeu para o Corinthians, mas garantiu outras três presenças em decisões e foi tricampeão em 2010, 2011 e 2012 ao passar, respectivamente, por Santo André, Corinthians e Guarani. Ao todo, o Santos esteve em oito finais desde 2009, sendo cinco títulos e três vices.

A sequência alvinegra só foi quebrada no ano passado, quando o Corinthians faturou o Paulistão diante da Ponte Preta. O Sr. Goool não levou em conta a dobradinha do Santos em 2006 e 2007. Afinal, há 12 anos, o Paulistão foi disputado em pontos corridos. O mesmo vale para o São Paulo, campeão em 2005 e vice em 2006. Diante disso, só Santos e, agora, Corinthians, chegaram a duas finais seguidas desde 2001.

 Corinthians eliminou o rival São Paulo e decidirá pela segunda vez seguida o Paulistão!Bruno Teixeira / CorinthiansCorinthians eliminou o rival São Paulo e decidirá pela segunda vez seguida o Paulistão!
Eternos rivais!
A campanha do time de Rodriguinho, Cássio e cia. tem nove vitórias (seis em casa e três fora), dois empates como visitante e cinco derrotas (duas ao lado da torcida e três fora), além de 22 gols a favor e 12 tomados. Aproveitamento de 60,4%.

O desafiante será o eterno rival Palmeiras que está na seca de títulos desde 2008 e chegou apenas pela terceira vez à final neste século. O Verdão tem 11 vitórias (cinco em casa e seis fora), dois empates (um como mandante e outro como visitante) e três derrotas (duas ao lado da torcida e uma fora), além de 29 gols a favor e dez tomados. Aproveitamento de 72,9%.

Por conta da melhor campanha, o Alviverde poderá decidir em casa. O primeiro jogo da final será neste sábado, às 16h30, na Arena Corinthians. A volta acontecerá no Allianz Parque no domingo, 8 de abril, às 16 horas. Corinthians e Palmeiras, os dois maiores campeões do estado, não se enfrentavam na final desde 1999, quando os alvinegros levaram a melhor.