Portal Eventos
Tocantinense 1ª Divisão
Em 31 de março de 2018 às 01:27

Estaduais 2018 registram desistências de clubes e fim de rebaixamentos

Clubes alegam falta de recursos financeiros e pulam fora das competições antes mesmo de começar

da Redação -

Tocantins - O Tocantins EC foi o último clube a desistir do seu Campeonato Estadual na temporada 2018. Na semana de estreia do Tocantinense, que começará neste sábado, o TEC alegou problemas financeiros e comunicou à Federação Tocantinense de Futebol (FTF) de que não entraria em campo. O clube de Miracema do Tocantins, porém, é apenas um dos muitos outros participantes que resolveram não jogar nesta temporada. Em muitos casos, as entidades deram por encerrado o rebaixamento.

Esse foi o caso no próprio Estadual Tocantinense. Como cairia apenas um clube, o Tocantins EC acabou sendo degolado automaticamente e ainda proibido de disputar qualquer competição nos próximos anos. Desta forma, os sete clubes terão que se preocupar apenas com a classificação ao mata-mata e, consequentemente, ao título. A disputa no Tocantins foi a última a começar em 2018.

 Independente alegou problemas financeiros e não jogará o Campeonato Amapaense desta temporada!FAF / DivulgaçãoIndependente alegou problemas financeiros e não jogará o Campeonato Amapaense desta temporada!
A penúltima também teve problemas de ausência de clube. O Campeonato Amapaense deu a largada na segunda-feira sem o Independente. Mais uma vez a falta de dinheiro pesou na atitude tomada pelos dirigentes. O Estadual do Amapá já não tinha descenso, mas também ficou com número ímpar de participantes. Logo, um clube sempre estará de folga nas rodadas.

O maior caso, no entanto, ocorreu no Campeonato Sul-mato-grossense. Antes mesmo do seu início, o Estadual teve a desistência do Naviraiense. Assim, o clube de Naviraí foi rebaixado automaticamente. Para seu lugar foi convidado o Cena, vice-campeão na Série B. O clube de Nova Andradina, contudo, recusou o convite por falta de recursos financeiros. Para completar, o Misto foi eliminado pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) após não efetivar a inscrição dos seus jogadores na Série B.

A Federação de Futebol do Mato Grosso do Sul (FFMS) foi obrigada a realizar a competição com dez clubes, dois a menos do que o previsto, e sem rebaixamento. A ideia era que dois clubes amargassem o descenso nesta temporada. Se os dois primeiros Estaduais mencionados acabaram de começar, o Sul-mato-grossense já está na final. Operário e Corumbaense decidirão o títulos nos dois próximos fins de semana.