São Paulo - Os Campeonatos Estaduais estão na reta final e nada menos do que 29 clubes já estão de folga no futebol brasileiro. Todos esses times apenas treinam no aguardo das Séries A, B e C do Brasileirão. Segundo levantamento do Sr. Goool, oito clubes da Série A caíram em seus Estaduais, enquanto nove da Série B também estão sem calendário no momento. Já a Série C tem 12 clubes longe da disputa pelo título.
Há, porém, um detalhe. O ABC está na "vida mansa" de forma merecida. O Mais Querido conquistou o Campeonato Potiguar de forma antecipada e segue no aguardo da Série C. O Sr. Goool só levou em conta a situação dos clubes nos Estaduais. Há outros cinco casos que merecem explicações. A Ponte Preta foi eliminada ainda na Primeira Fase do Paulistão, mas disputa o Título do Interior. A Macaca empatou, por 1 a 1, o primeiro duelo contra o Mirassol.O Operário, campeão da Série D e integrante da Série C, joga a 2ª divisão do Paranaense. O mesmo acontece com Guarani e Oeste. A dupla está na semifinal da Série A2 Paulista. O Ypiranga é mais um clube tentando voltar à elite. O Canarinho disputa, neste momento, a 2ª divisão do Gauchão. Entre os clubes eliminados, há campeões estaduais.
Esse é o caso do Flamengo, atual campeão do Cariocão. Sem falar que o Mengo faturou a Taça Guanabara (equivalente ao 1º turno), mas ficou fora da final. O Sport também perdeu a chance de defender o título no Pernambucano. Na Série B, o Sampaio Corrêa, atual vencedor do Maranhense, foi eliminado logo na Primeira Fase. Já o Confiança, presente na Série C, não conseguiu chegar à final do Sergipano.
Série A
América Mineiro, Flamengo, Fluminense, Internacional, Paraná, Santos, São Paulo e Sport;
Série B
Atlético Goianiense, Avaí, Boa Esporte, Criciúma, Juventude, Londrina, Sampaio Corrêa, São Bento e Vila Nova;
Série C
Botafogo-SP, Bragantino, Confiança, Globo, Joinville, Juazeirense, Salgueiro, Santa Cruz, Tombense, Tupi e Volta Redonda.