Ceará - A Copa do Nordeste começou com quatro campeões na edição 2018 e manteve Bahia, Ceará, Santa Cruz e Vitória nas quartas de final. Mas ainda assim, a atual temporada não bateu o recorde de vencedores no mata-mata desde a sua volta há cinco anos. As maiores presenças de campeões nas quartas de final aconteceram em 2015 e 2017, segundo levantamento do Sr. Goool. Nesta segunda-feira houve o sorteio dos confrontos das quartas de final e a definição do chaveamento.
Maior vencedor do torneio com quatro títulos, o Vitória se classificou na liderança do Grupo B. O Leão, contudo, está na seca desde 2010. Já o rival Bahia é o atual campeão e acumula três conquistas. O Esquadrão também garantiu o 1º lugar no Grupo C. Campeão em 2015, o Ceará foi líder no Grupo D, enquanto o Santa Cruz garantiu o topo no Grupo A. O Santinha deu sua volta olímpica em 2016.
No mata-mata, os jogos serão de ida e volta até definir o campeão da temporada. Em caso de igualdade de pontos, os critérios de desempate serão saldo de gols, gols marcados fora de casa e pênaltis. O campeão da Copa do Nordeste terá vaga assegurada nas oitavas de final da Copa do Brasil.
Confira os campeões nas quartas de final da Copa do Nordeste:
2013
Sport-PE e Vitória-BA
2014
Sport-PE, Vitória-BA e América de Natal-RN
2015
Sport-PE, Campinense-PB, Bahia-BA, América de Natal-RN e Vitória-BA
2016
Ceará-CE, Bahia-BA, Sport-PE e Campinense-PB
2017
Campinense-PB, Sport-PE, Santa Cruz-PE, Vitória-BA e Bahia-BA
2018
Bahia-BA, Ceará-CE, Santa Cruz-PE e Vitória-BA