Pernambuco - Petrolina e Belo Jardim estão na zona de rebaixamento do Octogonal do Campeonato Pernambuco. Por ironia do destino, os rivais estarão frente a frente, nesta quarta-feira, às 20 horas, pela 6ª ou penúltima rodada. A situação da dupla é tão delicada que um empate decretará a degola de ambos à Série A2 Estadual.
Dono da casa, o Belo Jardim amarga a lanterna com apenas um ponto - um a menos que o Petrolina, penúltimo colocado. O Porto, com a vitória, por 2 a 1, sobre o Pesqueira, chegou aos sete pontos e é o primeiro clube fora da zona do descenso.Apenas a vitória interessa a Petrolina e Belo Jardim. O vencedor irá para a rodada final ainda precisando de um milagre. A situação dos dois ficará ainda mais complicada em caso de vitória do Serra Talhada sobre o Salgueiro. O Serra Talhada ocupa o quinto lugar com sete pontos. Restam apenas dois jogos para o término do Octogonal.
Para piorar a vida de Belo Jardim e Petrolina, o segundo resultado mais repetido no Estadual de Pernambuco é um empate. O 1 a 1 esteve presente em 14 oportunidades. Na liderança aparece a vitória dos mandantes, por 2 a 1 - 21 vezes.
Até aqui, 41 clubes já foram rebaixados nos Campeonatos Estaduais em 2013. Ainda haverá rebaixamento no Acriano (1), Maranhense (1), Pernambucano (2) e Tocantinense (2).
Por outro lado, três Estaduais não terão descenso. Em andamento, os clubes do Piauiense e Roraimense só pensarão no título. Já o Campeonato Amapaense começará apenas em 1º de julho com dez clubes. De acordo com o regulamento da Federação Amapaense de Futebol (FAF) não haverá rebaixamento.
Confira os jogos da 6ª rodada do Octogonal:
Terça-feira
Porto 2 x 1 Pesqueira
Quarta-feira
20h
Central x Chã Grande
Belo Jardim x Petrolina
Serra Talhada x Salgueiro