Portal Eventos
UEFA Europa League
Em 13 de abril de 2018 às 07:09

UEFA Europa League define confrontos das semifinais; Quarteto buscará encerrar jejuns

Salzburg, Atlético de Madrid, Olympique e Arsenal brigarão pelas vagas em 26 de abril e 3 de maio

da Redação -

São Paulo - A UEFA, nesta sexta-feira, sorteou os confrontos das semifinais da Europa League. Assim como na Champions, o segundo torneio mais importante da Europa terá representantes de quatro países (Áustria, Espanha, França e Inglaterra). Sem falar que Salzburg, Atlético de Madrid, Olympique e Arsenal tentarão encerrar jejuns na UEL. Os confrontos acontecerão em 26 de abril e 3 de maio. Houve ainda um sorteio para o "mando de campo" da final e o vencedor de Olympique e Salzburg ficará do lado esquerdo da chave.




Olympique-FRAxSalzburg-AUT
Arsenal-INGxAtlético de Madrid-ESP

A maior surpresa das semifinais é o Salzburg que reverteu a vantagem da Lazio e carimbou o passaporte. O jejum austríaco chega a 24 anos. Esse é o tempo que o Salzburg não visita a final da UEFA Europa League. Na decisão de 1993/1994, o clube da Áustria foi derrotado pela Internazionale. Aquela foi a única vez do Salzburg e do seu país em uma decisão da UEL. Agora, o Salzburg enfrentará o Olympique e poderá decidir em casa.

O Arsenal também não vê a hora de sair da fila e o clube carrega um jejum ainda maior da sua nação. Primeiro, os Gunners decidiram o torneio uma única vez e foram derrotados, em 1999/2000 pelo Galatasaray. Desta vez, o Arsenal poderá voltar à finalíssima e ainda repetir o feito visto apenas no início da competição, chamada de Copa da UEFA. A Inglaterra teve dois campeões seguidos em 1971/1972 com o Tottenham e em 1972/1973 com o Liverpool. O atual vencedor da UEL é o Manchester United. Os Gunners enfrentarão o Atlético de Madrid que decidirá a vaga ao lado da torcida.

A responsabilidade do Olympique também é grande. Afinal, o clube é o único francês que ainda poderá decidir o título em casa, uma vez que a decisão desta temporada será em Lyon. Isso não acontece desde 2004/2005, quando o Sporting perdeu a final para o CSKA Moskva em Lisboa. Como se isso não bastasse, o Olympique tem a pressão de ter sido o último clube francês na final da Europa League. A decisão em questão foi em 2003/2004 contra o campeão Valencia. O Olympique, aliás, já tinha batido na trave em 1998/1999 ante o Parma.

 Olympique representará a França, país que sediará a final da UEFA Europa League!Olympique / Site OficialOlympique representará a França, país que sediará a final da UEFA Europa League!
Do quarteto, o mais tranquilo é o Atlético de Madrid. Além de ser o único campeão, a seca é bem menor do que a dos rivais. O Atleti faturou seu último título em 2011/2012 contra o Athletic. Dois anos antes, os espanhóis já haviam faturado a primeira edição da intitulada Liga Europa contra o Fulham.

Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta com vantagem para o clube que tiver marcado mais gols na casa do adversário. Em caso de igualdade, a disputa terá prorrogação e, se necessário, pênaltis. A final, por sua vez, será disputada em jogo único e em campo neutro. Em caso de empate haverá prorrogação e, se necessário, pênaltis. A final será em 16 de maio no Estádio Parc Olympique Lyonnais, em Lyon, na França.

Campeões!
O Sevilla lidera o ranking com cinco títulos. Valencia, Liverpool, Internazionale, Juventus e Barcelona ficaram com três voltas olímpicas cada. Atlético de Madrid, Porto, Feyenoord, Parma, IFK Göteborg, Real Madrid, Tottenham, Borussia Mönchengladbach e Leeds United aparecem logo atrás com duas conquistas cada.

A lista com uma taça contempla Shakhtar Donetsk, Zenit, CSKA, Galatasaray, Schalke 04, Bayern de Munique, Ajax, Napoli, Bayer Leverkusen, Anderlecht, Ipswich, Eintracht, PSV, Arsenal, Newcastle, Dínamo Zagreb, Ferencváros, Zaragoza, Roma, Chelsea e, agora, Manchester United.

Em relação aos países campeões, a Espanha está na frente com 16 conquistas, contra 12 da Inglaterra e dez da Itália. A Alemanha soma seis taças, enquanto a Holanda aparece com quatro. Portugal, Rússia e Suécia têm dois títulos cada. Com uma conquista há Ucrânia, Turquia, Bélgica, Iugoslávia e Hungria.