São Paulo - Não poderia ser mais simbólico. O PSG, neste domingo, recuperou o título da Ligue 1 no Parc des Princes, em Paris, ao golear justamente o Monaco (7 a 1). O rival defendia o título e foi o responsável por evitar o penta de Cavani e cia. na temporada passada. O triunfo do Paris ocorreu na 33ª rodada e valeu sua sétima volta olímpica na história pelo Campeonato Francês. O clube da capital chegou aos 87 pontos e viu o Monaco parar em 70, restando apenas 15 pontos em disputa.
O Monaco desta temporada, no entanto, esteve longe de atrapalhar os planos do PSG. Não por acaso, o atual campeão francês faturou três títulos em cima do rival só neste ano. Os comandados de Unai Emery venceram, por 2 a 1, na decisão da Supercopa da França, e meteram 3 a 0 na final da Copa da Liga Francesa. Sem falar que no 1º turno da Ligue 1, o Paris já havia batido o Monaco, por 2 a 1, em pleno Estádio Louis II, no Principado.O PSG, com a chegada de Nasser Al Khelaifi, seu dono e presidente, desandou a ganhar títulos na Ligue 1. Foram cinco só no século XXI e com direito ao tetra entre 2013 e 2016. A sequência só chegou ao fim por causa do Monaco, hoje na forma de vítima. O rival, por sinal, tem um título a mais do que o PSG. Os parisienses igualaram o número de voltas olímpicas do Lyon, único heptacampeão na França.
O título ajuda o torcedor a esquecer outra eliminação na UEFA Champions League. O algoz desta temporada foi o atual bicampeão e maior vencedor Real Madrid. A UCL é sonho de consumo dos torcedores e também do presidente Nasser Al Khelaifi.
O primeiro desafio após o título será fora de casa contra o Bordeaux pela 34ª rodada da Ligue 1, no domingo, 22 de abril, às 16 horas (horário de Brasília).