São Paulo - O furacão Pep Guardiola voltou a causar estragos na Europa. Danos, porém, apenas para os adversários do seu clube. O fenômeno espanhol varreu os adversários ao longo de oito meses e garantiu o título da Premier League ao Manchester City. O objetivo foi alcançado neste domingo com cinco rodadas de antecedência. O City destruiu o Tottenham no sábado, por 3 a 1, em pleno Estádio de Wembley, em Londres, diante de 80.811 torcedores, pela 34ª rodada, e contou com o tropeço do rival Manchester United - derrotado, neste domingo, pelo lanterna West Bromwich, por 1 a 0, em pleno Old Trafford, para dar sua volta olímpica com campanha impecável. O líder já tem 87 pontos e os Diabos Vermelhos pararam nos 71, restando apenas mais 15 pontos em disputa.
O City, aliás, iguala o recorde do United ao faturar o Campeonato Inglês com tanta antecedência. O rival vermelho foi campeão com cinco rodadas antes do fim nas temporadas de 1907/1908 e 2000/2001. Além da dupla de Manchester, apenas o Everton também está nesta lista com a volta olímpica de 1984/1985.No rastro de destruição por toda a Inglaterra, Gabriel Jesus, Aguero, Sané, De Bruyne e cia. conquistaram nada menos do que 28 vitórias (14 em casa e 14 fora) e três empates (um como mandante e dois como visitante), além de duas derrotas (uma em casa e outra fora). Foram 93 gols a favor e 25 tomados. Aproveitamento avassalador de 87,9%. O City domina todas as estatísticas do Campeonato Inglês: maior número de vitórias, menor número de derrotas, melhor ataque e melhor defesa.
O feito na Premier League ajuda um pouco o torcedor a esquecer mais uma eliminação na UEFA Champions League. O City foi caiu nas quartas de final ante o Liverpool, justamente o primeiro algoz no Campeonato Inglês. A festa pelo título nacional acontecerá no domingo, 22 de abril, às 12h30 (horário de Brasília), contra o Swansea pela 35ª rodada no Estádio City of Manchester.