Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 20 de abril de 2018 às 00:40

Série D começará neste sábado e terá mais clubes rebaixados do que campeões estaduais

Divisão terá cinco clubes que deram a volta olímpica e sete que foram degolados

da Redação -

São Paulo - A Série D do Campeonato Brasileiro será a última divisão nacional a colocar a bola para rolar. Uma semana após as Séries A, B e C, a edição 2018 terá início neste sábado com cobertura total do Sr. Goool. Entre os 68 participantes haverá mais clubes rebaixados do que campeões estaduais. A tabela completa, a arbitragem de todos os jogos da 1ª rodada, o regulamento e o simulador já estão disponíveis aos torcedores internautas.

Os Grupos A1 e A5 serão os mais dourados de todos. Afinal, essas chaves contarão com dois campeões. No Grupo A1, o Manaus fez história ao conquistar o inédito bicampeonato amazonense e, agora, terá que encarar o Rio Branco, maior campeão do Acre. A dupla de vencedores terá também Baré e Macapá como adversários. Já o Grupo A5 contará com o bicampeão piauiense Altos, outro que fez história em seu estado, e o Moto Club, melhor do Maranhense.

Além desses quatro participantes que já deram a volta olímpica na temporada, há ainda o Sergipe que faturou o título no Sergipano e estará no Grupo A7. O quinteto de campeões, no entanto, fica atrás da lista de clubes rebaixados nos Estaduais. Ao todo, sete integrantes da Série D não começaram bem 2018 e foram degolados em seus estados.

Queda estadual!
A pior situação é do Mogi Mirim. Rebaixado na última Série C, o clube paulista ainda amargou o descenso na Série A3 (equivalente a 3ª divisão) e terá que disputar o último escalão do Paulistão. O Mogi Mirim está no Grupo A17 que tem outro degolado. Trata-se do Prudentópolis que foi "expulso" do Paranaense. Ainda no Sul, o Inter de Lages acabou rebaixado no Catarinense. O Leão aparece no Grupo A15.

 Mogi Mirim está entre os clubes rebaixados nos Estaduais que disputarão a Série D do Brasileirão!Marcelo Gotti / Mogi MirimMogi Mirim está entre os clubes rebaixados nos Estaduais que disputarão a Série D do Brasileirão!
No Grupo A14, o Linense é aquele com a mancha na temporada. O clube de Lins caiu no Paulistão. Outro clube tradicional que fez seus torcedores chorarem foi o Uberlândia no Estadual Mineiro. O Verdão disputará sua vaga na Série D no Grupo A13. Enquanto isso, o Santa Rita, rebaixado no Alagoano, dará o ar da graça no Grupo A9. Por fim, o Belo Jardim foi degolado no Pernambucano e tentará se reerguer no Grupo A6.

A Primeira Fase, jogada entre sábado e segunda-feira, será disputada até 27 de maio. Enquanto isso, a Segunda Fase antecederá a estreia da Copa do Mundo com duelos em 3 e 10 de junho. Já a partir das oitavas de final, a Série D "concorrerá" com o Mundial 2018. A Seleção Brasileira, por exemplo, estreará em 17 de junho, justamente a data marcada para o início das oitavas de final. A decisão da Copa do Mundo será realizada em 15 de julho, mesma data das partidas de ida pelas semifinais da última divisão nacional.

Regulamento:
A Série D 2018 contará com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.

Os confrontos da Segunda Fase terão os 32 clubes classificados separados em dois blocos. O melhor colocado do Bloco I pegará o pior colocado do Bloco II e assim sucessivamente. Serão jogos de ida e volta.

Bloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;

Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.

Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.