Portal Eventos
Brasileirão Série D
Em 20 de abril de 2018 às 10:14

Série D do Brasileirão terá finalista da Copa Verde e integrantes da Preliminar da Copa do Nordeste

Último escalão nacional começará neste sábado, uma semana após o início das Séries A, B e C

da Redação -

Espírito Santo - A Série D do Campeonato Brasileiro vai muito além dos campeões estaduais. A edição 2018 contará com finalista da Copa Verde e integrantes da Preliminar da Copa do Nordeste 2019. O último escalão nacional começará neste sábado, uma semana após o início das Séries A, B e C. O Sr. Goool já disponibiliza a seus torcedores internautas a tabela completa, a arbitragem de todos os jogos da 1ª rodada, o regulamento e o simulador.

O Itapemirim tem vivido um sonho nos últimos anos. O Galo foi campeão capixaba pela primeira vez no ano passado. Nesta temporada, o clube chegou à inédita final da Copa Verde. O Itapemirim eliminou o atual campeão Luverdense e medirá forças antes o Paysandu, pela quarta vez na decisão. Na Série D, os comandados de Zé Humberto estão no Grupo 13 e irão estreará contra o Uberlândia-MG neste domingo, às 16 horas, no Parque do Sabiá. A chave ainda contará com Americano-RJ e Novorizontino-SP.

 Torcida em festa com o Itapemirim na final da Copa Verde e pronto para disputar a Série D do Brasileirão!Itapemirim / Site OficialTorcida em festa com o Itapemirim na final da Copa Verde e pronto para disputar a Série D do Brasileirão!
Enquanto isso, América de Natal e Campinense são os integrantes da Preliminar da Copa do Nordeste 2019 que começou nesta semana. O Mecão tentará deixar o último escalão nacional mais uma vez. O clube potiguar está no Grupo A6 ao lado de Imperatriz-MA - adversário de estreia na próxima segunda-feira, às 19 horas, no Frei Epifânio -, Guarani-CE e Belo Jardim-PE. No Regional, por sua vez, os potiguares tentarão a vaga ante o Confiança.

Já o adversário do Campinense é o CRB. E a Raposa saiu na frente dos alagoanos ao vencer, em casa, por 1 a 0. O Campinense, na Série D, ocupa o Grupo A8 e fará sua estreia contra o Fluminense de Feira no domingo, às 16 horas, no Estádio Amigão, em Campina Grande. O grupo ainda contará com Flamengo-PE e Murici-AL. O Ferroviário também poderia estar nesta lista de "celebridades", mas foi eliminado na quarta-feira pelo Atlético Mineiro na Copa do Brasil.

A Primeira Fase, jogada entre sábado e segunda-feira, será disputada até 27 de maio. Enquanto isso, a Segunda Fase antecederá a estreia da Copa do Mundo com duelos em 3 e 10 de junho. Já a partir das oitavas de final, a Série D "concorrerá" com o Mundial 2018. A Seleção Brasileira, por exemplo, estreará em 17 de junho, justamente a data marcada para o início das oitavas de final. A decisão da Copa do Mundo será realizada em 15 de julho, mesma data das partidas de ida pelas semifinais da última divisão nacional.

Regulamento:
A Série D 2018 contará com 68 clubes distribuídos em 17 grupos com quatro times cada. Os clubes se enfrentarão em jogos de ida e volta dentro dos próprios grupos. Os líderes dos 17 grupos, além dos 15 melhores 2ºs colocados avançarão de fase.

Os confrontos da Segunda Fase terão os 32 clubes classificados separados em dois blocos. O melhor colocado do Bloco I pegará o pior colocado do Bloco II e assim sucessivamente. Serão jogos de ida e volta.

Bloco I: os 16 clubes de melhor campanha, dentre os 17 primeiros colocados de cada grupo, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 01 a 16;

Bloco II: o clube de pior campanha entre os 17 primeiros classificados, mais os 15 melhores segundos colocados dos 17 grupos, na Primeira Fase; estes 16 clubes serão ordenados pelos seus grupos na Primeira Fase, em ordem crescente, recebendo a numeração de 17 a 32.

Nas fases seguintes, sempre em mata-mata com jogos de ida e volta, o clube com melhor campanha na somatória das fases anteriores terá vantagem de decidir em casa. Em caso de empate de pontos nos confrontos entre a Segunda Fase e a final, os critérios de desempate serão: maior saldo de gols, maior número de gols fora de casa e pênaltis. Os quatro melhores colocados conquistarão o acesso à Série C.