Pará - O Paysandu, há tempos, não faz uma campanha boa na Série B do Campeonato Brasileiro. O último grande desempenho ocorreu no início do século e acabou em acesso. A largada de 2001, no entanto, já foi pulverizada pelo time do técnico Dado Cavalcanti. Ao vencer o Brasil, por 2 a 1, no último sábado, na Curuzu, em Belém, o Papão manteve o aproveitamento de 100%. São três jogos em três rodadas. Ponte Preta (1 a 0) e Londrina (1 a 0) já tinham sido vítimas dos bicolores.
A campanha paraense ainda tem quatro gols a favor e um tomado (melhor defesa). O saldo positivo de três tentos deixa o Paysandu na 4ª colocação. O Papão perde, nos critérios de desempate, para Vila Nova, Figueirense e o líder Fortaleza. Todos esses três clubes também têm desempenho perfeito. A largada atual do Paysandu supera o início de 2001, quando o Papão obteve seu último acesso à Série A do Brasileirão.Naquela oportunidade, o Bicolor empatou com o São Raimundo fora de casa (1 a 1), venceu o CRB ao lado da torcida (1 a 0) e voltou a empatar fora com o Sampaio Corrêa (2 a 2). O acesso, porém, seria garantido com título. Desde então, no entanto, o Paysandu nunca mais se achou na Série B. O Papão foi rebaixado em 2006, um ano após a queda na Série A. Em 2013, outro rebaixamento e na temporada seguinte ao acesso na Série C. Nos últimos três anos, a melhor campanha paraense foi o 7º lugar em 2015.
O clube do Pará voltará a campo apenas na próxima sexta-feira, às 19h15, quando medirá forças ante o Sampaio Corrêa no Estádio do Castelão, em São Luís, pela 4ª rodada da Série B.