Rio de Janeiro - A Libertadores, maior torneio da América do Sul, costuma atrapalhar o Campeonato Brasileiro da Série A, competição mais importante do país. Este início de temporada, no entanto, tem sido diferente. Talvez pelo fato do Nacional ter sido adiantado para não concorrer com a Copa do Mundo. Ou o fato da Libertadores ter sido estendida até o final do ano. A questão é que os cinco primeiros colocados do Brasileirão dividem suas atenções com a Libertadores.
O quinteto, por enquanto, ainda não privilegiou o torneio sul-americano - situação sempre vista entre os brasucas. O Flamengo, por exemplo, lidera a Série A com dez pontos de 12 possíveis. O Rubro-negro está invicto no Nacional e na Liberta. Os cariocas ocupam a vice-liderança no Grupo 4 da Libertadores com seis pontos e brigarão pela segunda vaga com Santa Fe e Emelec.O Palmeiras, por sua vez, já carimbou o passaporte na Libertadores e com direito a liderança confirmada no Grupo 8. A vaga obtida com 13 pontos deu tranquilidade para o time do técnico Roger Machado também brigar no Brasileirão. Tanto é verdade que o Verdão assumiu a vice-liderança com oito pontos. O rival Corinthians está logo atrás com sete. O atual campeão nacional lidera seu grupo na competição da América do Sul com sete pontos.
Com os mesmos sete pontos há o Grêmio. O Tricolor gaúcho completa o Top 5 do Brasileirão e mostra que é possível conciliar duas competições ao mesmo tempo. Atual campeão da Libertadores, o Imortal lidera seu grupo com oito pontos e tem a classificação encaminhada. Cruzeiro e Santos, no entanto, destoam da turma. A Raposa até conseguiu se recuperar na Libertadores e chegar à vice-liderança do Grupo 5, mas na Série A ainda não embalou.
A primeira vitória saiu apenas nesta rodada - 1 a 0 sobre o Botafogo. Os mineiros ocupam a modesta 14ª posição com quatro pontos. Pior mesmo só o Santos. O Peixe acumula os mesmos três pontos da zona de rebaixamento. O clube paulista, ao menos, já está classificado às oitavas de final da Libertadores. O Santos lidera o Grupo 6 com nove pontos.