Santa Catarina - Chapecoense, Criciúma e Joinville. O que esses três clubes têm em comum além de serem de Santa Catarina? A resposta não é muito boa para os torcedores da Chape, do Tigre e do JEC. O trio amarga a zona de rebaixamento neste início de temporada, respectivamente, nas Séries A, B e C do Campeonato Brasileiro. A pior situação é do Criciúma que, na última terça-feira, sofreu mais uma derrota no segundo escalão nacional.
O clube do interior foi derrotado pelo Guarani, por 1 a 0, no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, e chegou a sua quinta derrota em cinco jogos na Série B. Na vice-lanterna, o Criciúma poderá acabar a rodada na última colocação. O Tigre fez quatro gols e sofreu dez (pior defesa). Tal largada, aliás, é inferior até mesmo em relação ao ano do seu último rebaixamento à Série C em 2008.
Para tentar sair desta situação, o JEC voltará a campo no sábado, às 19h30, quando receberá o Cuiabá na Arena Joinville pela 5ª rodada da Série C. A Chapecoense, por sua vez, entrará em campo no domingo, às 16 horas, para pegar o líder Flamengo na Arena Condá, em Chapecó. Já o Criciúma jogará só na terça-feira, 15 de maio, às 21h30, no Heriberto Hülse, pela 6ª rodada da Série B.