Pernambuco - Petrolina e Porto darão a última cartada, neste sábado, para não se juntarem ao Belo Jardim na Série A2 do Campeonato Pernambucano. Na penúltima colocação, com apenas cinco pontos, o Petrolina não depende apenas de suas forças para se livrar do rebaixamento na rodada final do Octogonal.
O clube da cidade homônima terá que vencer o Serra Talhada, em casa, e ainda torcer por uma derrota do Porto diante do Chã Grande. Se o Petrolina vencer e o Porto empatar, os rivais ficarão com os mesmos oito pontos. A diferença terá que ser tirada no saldo de gols. Hoje o Petrolina tem saldo negativo de oito tentos, contra saldo negativo de quatro do Porto.
Por falar no clube de Caruaru, o Porto aparece no sexto lugar com sete pontos. Uma vitória contra o Chã Grande, fora de casa, livrará o time do rebaixamento. O Porto, assim como o Petrolina, namorou o descenso no 1º Turno. Enquanto o clube de Caruaru ficou na penúltima colocação, com seis pontos, o Petrolina foi lanterna, com apenas um.No 2º Turno, o Porto melhorou sua situação ao terminar no sexto lugar, com 13 pontos - seis a menos que a zona de classificação. O Petrolina, por sua vez, foi apenas o oitavo colocado, com 12 pontos. Na rodada passada, o Belo Jardim se tornou o 42º clube rebaixado nos Campeonatos Estaduais 2013.
Com a queda do segundo clube pernambucano a ser confirmada no sábado, outros quatro ainda serão rebaixados na atual temporada. Haverá rebaixamento no Acriano (1), Maranhense (1) e Tocantinense (2). O Sr. Goool seguirá acompanhando cada disputa e cada descenso pelo futebol brasileiro.
Por outro lado, três Estaduais não terão descenso. Em andamento, os clubes do Piauiense e Roraimense só pensarão no título. Já o Campeonato Amapaense começará apenas em 1º de julho com dez clubes. De acordo com o regulamento da Federação Amapaense de Futebol (FAF) não haverá rebaixamento.